Grupos apresentam propostas ambientais para Lula e Biden e cobram espaço em negociação com UE 

9 de fevereiro de 2023
Lula e Biden

A visita de Lula aos EUA nesta 6ª feira (10/2) deve ter a questão ambiental e climática na agenda de conversas com o líder norte-americano, Joe Biden. Exatamente por isso, grupos da sociedade civil dos EUA e do Brasil estão se articulando para “encorpar” essas discussões com propostas mais substanciais.

“Esse encontro acontece em um momento em que os dois países sentem pressão para entregar compromissos e liderar as agendas”, observou Natalie Unterstell, do Instituto Talanoa, à jornalista Daniela Chiaretti no Valor. “O presidente Lula tem que provar que consegue restaurar a credibilidade do país na arena internacional, e os EUA, por seu turno, podem restaurar sua credibilidade particularmente em finanças climáticas”.

Entre as propostas assinaladas, estão a participação dos EUA no financiamento do Fundo Amazônia, a aprovação de uma lei antidesmate para o comércio exterior pelo Congresso norte-americano, e mais suporte do governo brasileiro à rastreabilidade das commodities e ao combate contra o desmatamento.

Ao mesmo tempo, ((o)) eco destacou a movimentação de organizações da sociedade civil e partidos políticos para se envolver mais ativamente nas discussões em torno do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Uma das preocupações está nos reflexos desse acordo para a biodiversidade amazônica e as populações tradicionais que nela vivem.

“O acordo não contém cláusula ambiental compulsória, nem estabelece qual arcabouço legal ou o espaço para litigância em caso de surgirem conflitos, tornando frágil a possibilidade de ações efetivas de reparação para violações de Direitos Humanos e territoriais”, observou Tatiana Oliveira, assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC).

Em tempo 1: O governo federal anunciou ontem a instalação da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento. O grupo será composto por representantes de 19 ministérios e terá como objetivo articular as diferentes áreas governamentais no esforço para viabilizar um dos principais compromissos do presidente Lula na agenda ambiental – zerar o desmatamento na Amazônia até 2030. A notícia é do g1.

Em tempo 2: “Não quero presidir comissão nenhuma neste primeiro ano”. Essa é a palavra de um ex-ministro do meio ambiente do governo Bolsonaro, agora deputado federal por SP, em entrevista à VEJA. Nos últimos dias, o nome dele foi especulado para a presidência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o que provocou uma grande revolta entre ambientalistas e especialistas por conta do histórico “boiadeiro” do sujeito. Vamos ver se essa palavra, diferente de todas as demais ditas por ele nos últimos anos, fica em pé.

ClimaInfo, 9 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar