Políticos de Roraima formam “tropa de choque” a favor de garimpeiros

Roraima a favor de garimpeiros
Lula Marques/Agência Brasil

O poder político do garimpo se mantém intacto em Roraima, mesmo com a pior crise humanitária da história recente do Brasil acontecendo no estado graças a essa atividade ilegal.

O Amazônia Real abordou como o governador Antônio Denarium e parlamentares do estado estão articulando uma “tropa de choque” para defender os interesses dos garimpeiros frente aos esforços do governo federal para retirá-los do território indígena.

Desde o começo da crise, Denarium vem atuando para obter algum tipo de benefício para os garimpeiros que deixarem a Terra Yanomami, sob a justificativa de que isso poderia causar uma grave crise social no estado. Por conta dessa pressão, o governo federal já vem sinalizando a possibilidade de algum auxílio financeiro para as famílias que hoje dependem do garimpo.

Os três senadores de Roraima – Mecias de Jesus, Doutor Hiran e Chico Rodrigues – também tomaram as dores dos garimpeiros. A trinca apresentou pedido no Senado Federal para criação de uma comissão externa para acompanhar a retirada dos garimpeiros da Terra Yanomami, o que foi aprovado pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco.

“O que nós estamos propondo é que, ilegais ou não, são pessoas humanas que estão lá dentro e precisam ser retiradas de lá. Eles vão ficar sem emprego, sem fonte de renda, e é uma proposta que foi sugerida inclusive pelo presidente Pacheco de se criar um programa para que eles não precisem retornar para essas áreas”, disse Mecias de Jesus, citado por O Globo. Agência Brasil, Metrópoles e Poder360 também abordaram a notícia.

Um comentário final: há meses, os Yanomami sofrem com o descaso do poder público e, mesmo assim, não mereceram sequer uma sílaba de solidariedade dos parlamentares de Roraima – que, ao menos em tese, também representam esses cidadãos brasileiros no Congresso Nacional. Agora, essa turma não demora para se colocar do lado do garimpo, o mesmo que causou esse desastre que estamos testemunhando. Como diz o ditado, “dois pesos e duas medidas”.

ClimaInfo, 9 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.