Amazônia e clima estão na agenda de encontro entre Lula e Biden nos EUA

10 de fevereiro de 2023
Lula nos EUA
@ricardostuckert

O presidente Lula chegou na tarde desta 5ª feira (9/2) aos Estados Unidos, em sua primeira visita oficial ao país como chefe do Executivo brasileiro neste 3º mandato presidencial. Um dos destaques da agenda de Lula em Washington é um encontro com seu colega norte-americano, Joe Biden, na Casa Branca.

A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, está na comitiva presidencial e também deve ter compromissos com representantes do governo norte-americano. Um dos tópicos principais nas conversas entre os dois governos, inclusive no encontro de Lula e Biden, é a possibilidade de os Estados Unidos passarem a contribuir financeiramente com o Fundo Amazônia.

Segundo Jamil Chade no UOL, Lula quer atrair Biden para o acordo destacando as ações recentes do governo brasileiro no combate ao garimpo na Terra Indígena Yanomami. A ideia é mostrar que o Brasil mudou da pasmaceira omissa dos tempos de Bolsonaro e está levando a sério seus compromissos e responsabilidades na seara ambiental. Agência Brasil, CNN Brasil, Estadão e Poder360, entre outros, também repercutiram a ida de Lula aos EUA.

Já o Valor destacou a análise da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), que aponta a questão ambiental como uma oportunidade para melhorar o relacionamento bilateral, junto com o fortalecimento produtivo e a defesa da democracia. A entidade sugere medidas como a cooperação para a economia de baixo carbono, com apoio para pesquisa e desenvolvimento na área de energia renovável.

Em tempo 1: A ministra do exterior da França, Catherine Colonna, afirmou na última 4ª feira (8/2) que seu país e a União Europeia estudam a possibilidade de contribuir financeiramente com o Fundo Amazônia. “A França estuda a possibilidade de uma contribuição bilateral, assim como a UE, a qual é membro, estuda muito ativamente a possibilidade de contribuição”, disse Colonna depois de uma reunião com o chanceler Mauro Vieira em Brasília. Folha e RFI deram a notícia.

Em tempo 2: A economista e cientista política Ana Toni será a nova secretária de Mudanças do Clima do Ministério do Meio Ambiente. O anúncio foi feito pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), o qual Toni presidia há oito anos. Com um longo histórico de atuação na área de meio ambiente e políticas públicas, Ana Toni serviu também como presidente do conselho do Greenpeace Internacional, diretora da Fundação Ford no Brasil e da ActionAid Brasil, além de integrar diversos conselhos empresariais e da sociedade civil, como o do Instituto ClimaInfo. Desejamos boa sorte nesse novo desafio! Valor e Folha e repercutiram a informação.

ClimaInfo, 9 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar