Desmatamento cai 61% na Amazônia em janeiro, aponta INPE

12 de fevereiro de 2023
desmatamento cai
REUTERS/Ueslei Marcelino

Os alertas de desmatamento na Amazônia caíram 61,3% em janeiro na comparação com o mesmo mês em 2022, segundo dados divulgados pelo INPE na última 6ª feira (10/2). De acordo com o sistema DETER-B, foram registrados alertas de desmate para uma área de 166,58 km2 no último mês, enquanto janeiro do ano passado identificou a perda de pouco mais de 430 km2.

Ainda é cedo para associar a queda no desmatamento com a retomada das ações de fiscalização e combate à ilegalidade na Amazônia. O mais provável é que o ritmo de destruição da floresta tenha voltado ao seu padrão histórico: em geral, o desmatamento costuma cair nesse período do ano por conta da temporada chuvosa.

Exatamente por conta das chuvas dessa época, a capacidade de análise do DETER-B de mudanças no uso da terra também fica limitada em virtude da presença maior de nuvens no céu. Segundo o Estadão, o sistema não conseguiu observar mais da metade (50,27%) do território da Amazônia brasileira em janeiro passado; no mesmo período em 2022, o “ponto cego” abrangeu uma área ligeiramente menor (48,04%).

Ainda assim, o dado do mês passado é positivo. “O ano passado também foi chuvoso em janeiro e mesmo assim [o desmatamento] foi o recorde da série histórica para o mês”, explicou Ane Alencar (IPAM) à Folha. “Agora tem uma diferença muito grande nessa redução e isso provavelmente indica uma mudança de comportamento naqueles que estão ou estavam pensando em desmatar”.

Agência Brasil, CNN Brasil, g1, O Globo, Reuters, UOL e VEJA, entre outros, repercutiram essa notícia.

ClimaInfo, 13 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar