Descarrilamento nos EUA alerta para risco de transporte de produtos petroquímicos

descarrilamento Ohio produtos químicos
WSJ

Desde o último dia 3 de fevereiro, moradores da pequena cidade de East Palestine, no estado norte-americano de Ohio, sofrem com a incerteza quanto aos efeitos de um grave acidente que resultou no descarrilamento de um trem que transportava produtos petroquímicos. Enquanto as autoridades ainda estimam o impacto, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde das comunidades locais, os moradores temem que os efeitos de médio e longo prazo possam representar uma ameaça.

O trem transportava diversas substâncias, entre elas o cloreto de vinila, um produto tóxico e inflamável. Como o descarrilamento resultou em um incêndio, o primeiro grande temor era de que o fogo acabasse causando uma explosão, o que motivou a retirada de mais de 1,5 mil pessoas que vivem no entorno de onde aconteceu o acidente.

O cloreto de vinila é um carcinógeno associado ao aumento do risco de câncer de fígado. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), a inalação desta substância por longos períodos “pode estar conectada” à ocorrência de câncer no cérebro, pulmão e no sangue. No entanto, como destacou o Washington Post, não se sabe os efeitos colaterais de uma liberação repentina nem de sua queima à saúde humana.

Desde o descarrilamento, moradores da área reclamam de dores de cabeça e mal estar. Segundo o NY Times, ainda que não tenha sido confirmada nenhuma fatalidade humana, os habitantes reportaram animais e peixes mortos. Outra reclamação é o forte odor que se mantém no entorno do acidente.

O Guardian destacou a sorte que East Palestine teve, já que, apesar do perigo, o acidente não resultou em mortes e feridos. No entanto, em uma eventual próxima vez, a coisa pode ser diferente. Um dos fatores de risco é a leniência no sistema de transporte dessas substâncias tóxicas perigosas nos EUA.

Nos últimos anos, a desregulamentação do transporte permitiu que as transportadoras praticamente atuassem sozinhas, sem monitoramento governamental. Associado a isso, o sucateamento dos equipamentos, inclusive aqueles relacionados à segurança, e a diminuição da força de trabalho ferroviária tornam o perigo ainda mais latente para o futuro.

Outro alerta decorrente do acidente é o perigo existente no manuseio e no transporte de substâncias utilizadas comumente na indústria, como é o caso do cloreto de vinila, utilizado para a fabricação de plásticos, como o PVC.

Grist e Inside Climate News abordaram esse recorte, além da falta de responsabilidade da indústria com o manuseio e o transporte desse tipo de material.

ABC News, CNN, PBS e Wall Street Journal também repercutiram a situação de East Palestine e os temores de seus moradores quanto aos efeitos do acidente férreo.

ClimaInfo, 15 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.