Senador do “dinheiro na cueca” e defensor de garimpeiros presidirá comissão sobre crise Yanomami

senador da cueca
Foto: JN

O Senado Federal instalou nesta 4ª feira (15/2) uma comissão temporária para acompanhar a situação dos Yanomami, que vivem uma grave crise humanitária e sanitária decorrente da presença ilegal de garimpeiros em seu território, e observar os esforços do governo federal em retirar os invasores. Para a presidência da comissão, uma escolha insólita, se não imprópria: o senador Chico Rodrigues (PSB-RR), o “homem da cueca de ouro”. Não lembra dele? Vamos lá.

Ex-apoiador do antigo governo Bolsonaro, de quem foi vice-líder no Congresso Nacional, Rodrigues ganhou fama em outubro de 2020 ao ser flagrado pela Polícia Federal com R$ 35 mil escondidos na própria cueca. Ele foi alvo de uma investigação sobre desvios de recursos públicos destinados ao enfrentamento da pandemia de COVID-19. g1 e UOL lembraram da história.

Além de preferir roupas íntimas de alto valor, Rodrigues também tem laços públicos e notórios com o garimpo em Roraima. Em 2021, uma reportagem revelou que o senador foi proprietário de uma aeronave que, na época, teria sido avistada dentro da Terra Yanomami. Essa informação consta em denúncias apresentadas por grupos indígenas ao Ministério Público Federal.

Rodrigues é defensor da atividade garimpeira e chegou a visitar uma área de garimpo na região da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, onde elogiou o “trabalho fabuloso” que estava sendo feito pelos criminosos “sem danos ambientais”.

Em maio, o senador participou de uma comitiva de parlamentares que foi a Roraima para visitar os Yanomami, com foco na acusação de que garimpeiros teriam estuprado e assassinado uma adolescente indígena na aldeia de Aracaçá. Ao invés de ir à Terra Indígena averiguar a situação, Rodrigues tirou o tempo para participar de compromissos públicos locais.

Essa ficha corrida, ao que parece, não interessou aos senadores, que deram palanque a um defensor declarado do garimpo, principal causador do desastre vivido pelos indígenas nos últimos anos.

Unindo a injúria ao insulto, Rodrigues ainda fez uma declaração claramente preconceituosa após sua escolha para presidir a comissão. Entrevistado pela GloboNews, o senador disse que os garimpeiros são “vítimas” da situação e classificou os Yanomami como “a última etnia do planeta no século XXI que ainda é primitiva, totalmente primitiva”. Será que os colegas senadores que o elegeram para o posto concordam com esse absurdo?

Metrópoles e Poder360 também noticiaram a escolha de Rodrigues para o comando da comissão temporária do Senado sobre a crise Yanomami.

ClimaInfo, 17 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.