Chuvas no litoral paulista: mesmo com alertas, poder público falhou em prevenir tragédia

tragédia litoral SP
Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

As chuvas intensas que atingiram o litoral norte de São Paulo no último final de semana não vieram sem alerta prévio. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta para Desastres Naturais (CEMADEN), o governo de São Paulo foi notificado na última 5a feira (16/2) sobre o risco de temporal de grande porte nos dias seguintes.

“Nós conseguimos fazer a previsão com 48 horas de antecedência, inclusive, dando a localização do desastre [potencial]”, afirmou ao g1 o diretor do CEMADEN, Osvaldo Moraes. No entanto, moradores de São Sebastião e outros municípios afetados pela chuva não foram notificados pela Defesa Civil sobre esse risco.

Segundo a Folha, o alerta foi reiterado na manhã do dia seguinte, 6a feira (17), durante uma reunião online do CEMADEN com a Defesa Civil paulista. A vila do Sahy, área que concentra a maior parte das quase 50 mortes registradas até ontem à tarde, foi citada como um dos pontos de risco elevado de deslizamento.

A Defesa Civil de SP afirmou que enviou 14 alertas por SMS para mais de 34 mil celulares cadastrados no litoral norte paulista apontando para o risco de chuvas fortes e deslizamentos de terra. No entanto, moradores relataram que não houve aviso prévio sobre o desastre, muito menos um pedido para que eles deixassem suas casas nas áreas de maior risco.

Os alertas da Defesa Civil são cruciais para a notificação dos moradores no litoral paulista, já que essas áreas não contam com um sistema de aviso sonoro por sirene, como existe em várias localidades da serra fluminense, por exemplo. Os moradores criticaram também a omissão da prefeitura de São Sebastião, município mais afetado pelas chuvas deste final de semana, por não ter divulgado qualquer alerta em seu site ou redes sociais.

Poder360 e Metrópoles também apuraram essa informação.

ClimaInfo, 23 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.