Kerry chega ao Brasil para discutir doação dos EUA ao Fundo Amazônia

John Kerry no Brasil
Anna Moneymaker/Getty

O enviado especial dos Estados Unidos para mudança do clima, John Kerry, chegou ontem (26/2) a Brasília. A visita acontece poucas semanas após a passagem do presidente Lula por Washington, onde conseguiu arrancar uma promessa de Joe Biden de doação de novos recursos ao Fundo Amazônia.

Kerry pretende iniciar o grupo de trabalho recriado por Lula e Biden para cooperação climática bilateral, além de conversar com nomes do governo federal, como o vice-presidente Geraldo Alckmin e as ministras Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas), além de representantes da sociedade civil e do Congresso Nacional.

“[Kerry] discutirá oportunidades para o Brasil e os Estados Unidos colaborarem no combate à crise climática, detendo e revertendo o desmatamento, avançando na transição para energia limpa e construindo uma bioeconomia forte”, afirmou a Embaixada dos EUA em nota.

Um dos principais tópicos das conversas de Kerry em Brasília será a contribuição norte-americana ao Fundo Amazônia. A Casa Branca estuda um aporte inicial de US$ 50 milhões (cerca de R$ 262 milhões), valor considerado baixo por representantes brasileiros.

O argumento do governo Biden é que uma ajuda mais significativa é bastante difícil no contexto político atual de Washington, com a oposição republicana no comando da Câmara dos Representantes.

Além do Fundo Amazônia, o g1 também apontou outras oportunidades que Brasil e EUA podem explorar com a retomada de sua cooperação bilateral na área climática. Para a Câmara de Comércio EUA-Brasil (Amcham Brasil), “os esforços para migração para uma economia de baixo carbono tendem a incentivar o comércio de bens e investimentos mais sustentáveis” entre os dois países.

Folha, g1, O Globo, UOL e VEJA repercutiram a chegada de John Kerry.

ClimaInfo, 27 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.