Crise Yanomami: governo reforça proteção de base atacada por garimpeiros

Crise Yanomami ataque base IBAMA
IBAMA Divulgação

O governo federal confirmou que reforçará a segurança na base instalada pelo IBAMA na aldeia de Palimiú, na Terra Indígena Yanomami (RR), alvo de um ataque de criminosos na madrugada da última 5ª feira (23/2). Agentes da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança Pública apoiarão os fiscais do IBAMA na proteção da unidade.

Segundo o IBAMA, criminosos armados furaram o bloqueio montado com cabos de aço atravessados no leito do rio Uraricoera e atiraram contra os fiscais, que revidaram a agressão. O grupo criminoso estava transportando um carregamento de cassiterita, minério extraído ilegalmente do território Yanomami, em sete “voadeiras” de 12 metros de comprimento.

Instalada há pouco mais de duas semanas, a base de controle no rio Uraricoera faz parte dos esforços recentes do governo federal para conter o garimpo ilegal na Terra Yanomami.

Um garimpeiro foi detido pela Polícia Federal enquanto estava sendo atendido por ferimentos provocados por tiros no Hospital Geral de Roraima (HGR), em Boa Vista. Ele confessou ter participado da ação criminosa em Palimiú, segundo informou o g1.

“Foi um ataque programado. As embarcações estavam carregadas até o talo de cassiterita, eles não queriam perder o produto, e aí se precisar usar arma de fogo eles usam. Eles estavam bem equipados”, disse o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, a’O Globo. Em entrevista à GloboNews, Agostinho afirmou que garimpeiros estão tentando retornar ao território Yanomami para retirar minérios por eles deixados.

Segundo o Estadão, o governo estima que pouco menos de mil garimpeiros seguem insistindo em permanecer no território e estariam dispostos a reagir violentamente contra os agentes federais. Nesse caso, a orientação é para que as forças de segurança pública ajam com mais contundência, inclusive com a realização de prisões, se necessário.

“A determinação que demos à Polícia Federal é que [contra] as pessoas que são mais resistentes, reincidentes, doravante a ação vai ser mais forte, no sentido de agilizar a saída, com prisões e apreensões”, disse o ministro da Justiça, Flávio Dino.

O ataque à base federal na Terra Yanomami teve ampla repercussão na imprensa, com destaque em Agência Brasil, Band, CNN Brasil, Correio Braziliense, Estadão, Folha, g1, Metrópoles, O Globo.

Em tempo: Enquanto isso, uma operação do IBAMA na região de Xitei, uma das mais devastadas pelo garimpo na Terra Yanomami, resultou na apreensão de duas toneladas de cassiterita, além de mercúrio, munição calibre 20 e quatro aparelhos celulares. O g1 deu mais detalhes.

ClimaInfo, 27 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.