Indígenas querem restringir entrada de senador “dinheiro na cueca” na Terra Yanomami

senador dinheiro na cueca
Júnior Hekurari Yanomami/Divulgação

A Urihi Associação Yanomami pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o presidente da comissão temporária do Senado para a crise Yanomami, senador Chico Rodrigues (PSB-RR), seja impedido de entrar sozinho na Terra Yanomami.

O pedido acontece dias após o parlamentar entrar sem autorização da FUNAI no território, descumprindo as regras estabelecidas pelo governo federal. De acordo com a associação, a visita não programada e não autorizada do senador provocou “elevado desconforto” entre as comunidades indígenas, “aumentando ainda mais a crise na localidade”.

Defensor notório do garimpo, Rodrigues é visto com desconfiança entre os indígenas. Ex-vice-líder do governo Bolsonaro no Congresso Nacional, o senador ficou famoso em 2020 ao ser flagrado pela Polícia Federal com R$ 35 mil escondidos na cueca durante uma operação contra corrupção. Sua indicação para a presidência do colegiado foi mal-recebida pelos indígenas pois, no contexto da crise humanitária Yanomami, o parlamentar defende que o governo federal também apoie os garimpeiros que estão deixando o território indígena.

“Observa-se que a sua atuação isolada, tendenciosa na apropriação do discurso, fere flagrantemente o princípio da colegialidade e da proporcionalidade de composição, eis que a criação da Comissão é justamente para proporcionar que os verdadeiros atingidos sejam ouvidos por todos os seus integrantes, sobretudo que tenham afinidade com a verdadeira crise humanitária e possa, ao fim, externar conclusões imparciais à questão”, diz um trecho da ação citado pelo g1.

A vice-presidente da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), criticou Rodrigues e afirmou à GloboNews que a visita dele ao território Yanomami não teve aval dos demais membros do colegiado. “É uma visita que, para mim, não tem nenhuma legitimidade, porque nós temos todo um regimento no Senado Federal que precisa ser seguido e o senador não o seguiu”.

CartaCapital e TV Cultura também abordaram o pedido da Urihi Associação Yanomami contra Chico Rodrigues no STF.

ClimaInfo, 27 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.