Índia se prepara para nova onda de calor depois de fevereiro mais quente desde 1901

Índia calor extremo
Getty Images

A Índia deve passar por ondas de calor nos próximos meses, previu o escritório de meteorologia do país nesta 3ª feira (28/2). O alerta acontece depois de fevereiro fechar como o mais quente registrado desde 1901, com máxima média de 29,5oC.

“Durante a próxima estação [primavera no hemisfério norte, de março a junho], é provável que a maior parte do nordeste, do leste e do centro da Índia e algumas partes do noroeste estejam acima das temperaturas máximas normais”, destacou o escritório indiano de meteorologia. Ao mesmo tempo, prevê-se também precipitação abaixo da média nessas áreas, com chuvas acima do normal na Índia peninsular, no centro-leste e algumas áreas no nordeste do país.

Uma preocupação das autoridades indianas é com os efeitos do calor intenso na agricultura. Março é o mês mais importante para o amadurecimento das safras de inverno. “A safra de trigo já está passando por estresse devido à temperatura mais alta. O calor de março definitivamente levaria à perda de rendimento”, disse um comerciante de Mumbai à Reuters.

O calor pode se tornar ainda mais intenso, especialmente no 2º semestre, se o fenômeno El Niño se confirmar no Pacífico Central. De acordo com The Weather Channel, meteorologistas dos EUA indicam que a probabilidade dessa ocorrência é de 55% a 60% entre junho e dezembro, o mais alto em muitos anos.

Bloomberg, Economic Times e Fortune também abordaram a previsão de calor intenso na Índia nos próximos meses.

Em tempo: Se a humanidade não agir para conter a mudança do clima, o calor recorde registrado em 2022 ao redor do mundo se repetirá com frequência cada vez maior. A conclusão é de um painel de cientistas da Universidade de Columbia (EUA), que analisou a intensificação das ondas de calor sob a crise climática e seus impactos à saúde pública. A Associated Press deu mais detalhes.

ClimaInfo, 1º de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.