Governo se aproxima de Frente Ambientalista e define prioridades no Congresso

Frente Ambientalista
Agência Brasil

Depois de quatro anos de antagonismo político, a Frente Parlamentar Ambientalista se encontrou com representantes do governo federal na última 4ª feira (1º/3) para definir um esforço conjunto entre Executivo e Legislativo em favor do meio ambiente.

De acordo com o novo coordenador da Frente Ambientalista, deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), a prioridade nessa legislatura será apoiar iniciativas, inclusive do próprio governo federal, que restabeleçam a proteção ambiental desmontada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, além de barrar retrocessos que seguem em tramitação no Congresso.

“Dentro do Congresso, há uma série de projetos de lei que dialogam no sentido contrário a essa agenda [ambiental], que colocam o Brasil na mesma situação dos últimos quatro anos, e precisamos enfrentar esse debate, tirar da pauta”, defendeu Tatto.

Na mesma linha, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Capobianco, ressaltou a necessidade de barrar projetos que contrariem o objetivo do presidente Lula de zerar o desmatamento até 2030 em todos os biomas. “Temos 26 projetos tramitando só no quesito desmatamento que literalmente podem anular todo o esforço que a gente faça no Poder Executivo para enfrentar esse problema”, afirmou.

Além de representantes da Frente, que contará com 138 deputados federais nesta legislatura, e do governo federal, participaram também organizações ambientalistas da sociedade civil. CBN e Revista Fórum repercutiram.

Em tempo: Já na esfera internacional, o chanceler Mauro Vieira participou de uma reunião com ministros das relações exteriores dos países do G20 em Nova Déli, na Índia. Vieira ressaltou a necessidade dos países desenvolvidos avançarem com o financiamento climático para as nações em desenvolvimento. O Valor destacou os principais pontos da fala de Vieira.

ClimaInfo, 3 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.