FUNAI em Roraima tem primeira coordenadora indígena da história

FUNAI coordenadora indígena
Divulgação

Marizete de Souza, do Povo Macuxi, é a nova coordenadora da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) em Roraima. É a primeira indígena a ocupar o cargo e foi indicada durante a I Assembleia Unificada da Saúde e Educação Indígena. 

Marizete é da comunidade Maturuca, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Formada em Gestão Territorial Indígena pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), ela também é técnica em agropecuária, formada pelo Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS). Foi assessora parlamentar da ex-deputada federal Joenia Wapichana, atual presidente da FUNAI.

No movimento indígena, Marizete já atuou na Coordenação Geral do Conselho Indígena de Roraima, como Secretária Geral do Movimento das Mulheres Indígenas de 2009 a 2010 e foi coordenadora do Centro de Formação e coordenadora regional das mulheres na região de Serras. As informações são do g1 e da Folha de Boa Vista.

Em artigo, o sócio fundador do Instituto Socioambiental (ISA), Márcio Santilli, e a advogada da entidade, Juliana de Paula Batista, analisam ameaças e desafios políticos para os Povos Originários no governo Lula: “Com a presença de uma ministra indígena, pela primeira vez, os conflitos entre direitos indígenas e interesses contrários serão tratados de forma direta, sem intermediários, embora com a eventual mediação do Presidente e do núcleo do governo. Mas também haverá fortes embates com as oposições, não apenas no Congresso, mas também com ruralistas extremistas e bolsonaristas, empresários do garimpo, grileiros de terra e outros atores anti-indígenas”, pontuam.

Em tempo: A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi eleita uma das mulheres do ano de 2023 pela revista Time. “A trágica história familiar [ela é irmã da vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018, no Rio de Janeiro], a personalidade calorosa e o uso hábil das mídias sociais transformaram Anielle, ora reservada, em uma líder improvável no movimento pelos direitos dos negros no Brasil”, descreveu a revista. A informação foi noticiada pelo g1 e também por Folha, Estadão e CNN, entre outros.

ClimaInfo, 3 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.