Embrapa e ESALQ/USP analisam impacto da mudança do clima na produção de arroz e feijão

7 de março de 2023
Arroz Feijão
Pixabay

A combinação mais popular da culinária brasileira pode ser prejudicada pela mudança do clima. Dois estudos de pesquisadores da Embrapa e da ESALQ/USP mostraram os impactos potenciais das alterações climáticas sobre as culturas de feijão e arroz e propõem uma estratégia de conservação e adaptação para garantir a produção em 2050.

O primeiro, publicado na Agricultural Systems, abordou o impacto do clima mais quente na produção de feijão. A partir de modelos climáticos, o estudo projetou um aumento médio da temperatura entre 1,23oC e 2,86oC até meados deste século nas principais áreas de cultivo. De acordo com a análise, a temperatura mais quente prejudicará a produtividade, afetando o atendimento da demanda crescente pelo grão.

Já o segundo estudo, publicado na Global Change Biology, observou o caso do arroz: neste cultivo, a preocupação está no clima mais seco, com menos chuvas, nas áreas de maior produção do cereal no Brasil, no Centro-Oeste. Analisando a precipitação pluvial, a radiação solar, a temperatura atmosférica e a concentração de CO2 na região, o estudo projetou uma queda entre 40% e 60% do estoque de água necessário para o cultivo até 2050.“Essa pesquisa aponta a necessidade de redução das emissões de gases de efeito estufa para diminuir a pressão sobre o aquecimento global e, como desdobramento, para a mitigação de possíveis mudanças climáticas”, comentou Alexandre Bryan Heinemann, da Embrapa, coautor dos dois estudos, ao Valor.

ClimaInfo, 8 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar