PT se movimenta para assumir comissão de meio ambiente na Câmara

Comissão Meio Ambiente CMADS
Greenpeace

A presidência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados ainda não está definida, mas um dos nomes mais cotados hoje é o do deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), membro da Frente Parlamentar Ambientalista.

De acordo com o Brasil de Fato, o PT do presidente Lula quer garantir o comando da comissão para evitar que parlamentares ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro dificultem a tramitação de projetos importantes do novo governo nesse tema. Isso ficou mais urgente depois do PL sugerir a indicação de um ex-ministro do meio ambiente do governo Bolsonaro, hoje deputado por São Paulo, para o comando do colegiado.

“Vamos debater como criar políticas de adaptação às mudanças climáticas”, prometeu Tatto. “Faremos o diálogo na sociedade civil e movimentos populares para pensar políticas que ajudem o próprio Executivo a implementar o plano de governo do presidente Lula”. O parlamentar também afirmou que, se eleito presidente da CMADS, vai segurar “retrocessos ambientais” pautados por bolsonaristas.

A expectativa é a de que a definição do comando da CMADS e de outros colegiados no Congresso aconteça nos próximos dias. Segundo a CNN Brasil, a presidência da comissão de meio ambiente também é pleiteada pelas bancadas de MDB e PP.

Em tempo: O governo do Pará segue articulando com o Itamaraty a candidatura de Belém para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre o Clima (COP30) em 2025. Em entrevista ao Valor, o governador Helder Barbalho destacou o esforço do estado e do governo federal para “virar a página” da devastação e abraçar a proteção ambiental. “O Brasil não pode chegar em 2025 sem demonstrar que caminha para entregar os compromissos ambientais do qual é signatário. [O país] se comprometeu a ser um estado com zero emissão de carbono até 2050, e precisará, até 2025, demonstrar que os movimentos estão nessa direção”, disse.

ClimaInfo, 8 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.