Poluição de plástico nos oceanos pode triplicar até 2040, alerta pesquisa

plásticos nos oceanos
REUTERS/Ricardo Rojas

Um novo estudo publicado na revista PLOS estimou a quantidade de poluição plástica que flutua hoje nos oceanos da Terra. O volume impressiona: mais de 170 trilhões de partículas de plástico que, somadas, representam 2 milhões de toneladas do material.

Realizada pelo 5 Gyres Institute, dos Estados Unidos, a pesquisa utilizou amostras históricas de quase 12 mil pontos de oceanos de todo o mundo e reconstituiu o crescimento da poluição plástica de 1979 até 2019. De acordo com a análise, a maior parte do plástico que circula nos oceanos chegou lá a partir de 2005, quando existiam cerca de 50 trilhões de partículas de plástico.

A análise também apontou para o risco de um crescimento ainda maior da poluição plástica nos oceanos nas próximas décadas. Sem medidas imediatas para diminuir a produção e o consumo de plástico, a taxa de entrada desse material em ambientes aquáticos deve aumentar em aproximadamente 2,6 vezes até 2040.

“O aumento exponencial dos microplásticos nos oceanos é uma advertência estrondosa de que devemos agir agora em escala global, deixar de nos concentrar na limpeza e reciclagem e iniciar uma era de responsabilidade corporativa pelo ciclo de vida integral de tudo que se produz”, afirmou Marcus Eriksen, cofundador do 5 Gyres Institute e autor principal do estudo.Diversos veículos repercutiram o estudo, com destaque para BBC, Bloomberg, CNN, Guardian, Reuters, Washington Post e WIRED, entre outros.

ClimaInfo, 9 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.