Forte chuva causa inundações e deslizamentos de terra em Manaus

Manaus inundações
Dhyeizo Lemos / Semcom

Pelo menos oito pessoas – quatro adultos e quatro crianças – morreram em um deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas que atingiram Manaus no fim de semana. A tragédia ocorreu no bairro Jorge Teixeira, na zona leste da capital amazonense. A tempestade fez com que vários igarapés transbordassem, alagando diversas ruas da cidade, de acordo com o g1.

No deslizamento em Jorge Teixeira, uma pessoa chegou a ser resgatada com vida, mas não resistiu aos ferimentos. Mãe e filha foram achadas sem vida abraçadas nos escombros de uma casa, em imagem que emocionou quem ajudava no resgate, segundo o Estadão e O Globo.

Bombeiros, funcionários da prefeitura de Manaus e voluntários fazem buscas no local à procura de sobreviventes e de corpos, informa a Folha. Imagens nas redes sociais mostram moradores do bairro ajudando no resgate, no meio da lama, dos restos das casas.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, conversou na manhã de segunda (13/3) com o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, e pediu apoio do governo federal às ações da Prefeitura de Manaus. Já o prefeito da cidade, David Almeida, afirmou que vai decretar estado de calamidade pública em razão das chuvas desse domingo.

A tragédia em Manaus também foi noticiada por CNN, Band, TV Cultura e UOL, entre outros veículos.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) havia apontado que Manaus é a capital do país que mais recebeu avisos de risco de deslizamentos de terra desde o ano de 2016, quando começou a fazer esse registro, informou a TV Brasil. A cidade é considerada crítica por conta do grande adensamento populacional. Segundo a prefeitura da cidade, são pelo menos 60 pontos com risco de deslizamento na capital amazonense, relata o Portal do Holanda.

Em tempo: O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) planeja investir R$ 200 milhões em um novo supercomputador para ampliar e melhorar o serviço de previsão do tempo e de alertas sobre possíveis desastres naturais, relata o g1. O equipamento será capaz de fazer a previsão do clima de forma mais rápida, precisa e completa, podendo diminuir o impacto de desastres, como o que matou 65 pessoas no Litoral Norte de São Paulo em fevereiro.

ClimaInfo, 14 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.