Forte chuva causa inundações e deslizamentos de terra em Manaus

13 de março de 2023

Pelo menos oito pessoas – quatro adultos e quatro crianças – morreram em um deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas que atingiram Manaus no fim de semana. A tragédia ocorreu no bairro Jorge Teixeira, na zona leste da capital amazonense. A tempestade fez com que vários igarapés transbordassem, alagando diversas ruas da cidade, de acordo com o g1.

No deslizamento em Jorge Teixeira, uma pessoa chegou a ser resgatada com vida, mas não resistiu aos ferimentos. Mãe e filha foram achadas sem vida abraçadas nos escombros de uma casa, em imagem que emocionou quem ajudava no resgate, segundo o Estadão e O Globo.

Bombeiros, funcionários da prefeitura de Manaus e voluntários fazem buscas no local à procura de sobreviventes e de corpos, informa a Folha. Imagens nas redes sociais mostram moradores do bairro ajudando no resgate, no meio da lama, dos restos das casas.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, conversou na manhã de segunda (13/3) com o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, e pediu apoio do governo federal às ações da Prefeitura de Manaus. Já o prefeito da cidade, David Almeida, afirmou que vai decretar estado de calamidade pública em razão das chuvas desse domingo.

A tragédia em Manaus também foi noticiada por CNN, Band, TV Cultura e UOL, entre outros veículos.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) havia apontado que Manaus é a capital do país que mais recebeu avisos de risco de deslizamentos de terra desde o ano de 2016, quando começou a fazer esse registro, informou a TV Brasil. A cidade é considerada crítica por conta do grande adensamento populacional. Segundo a prefeitura da cidade, são pelo menos 60 pontos com risco de deslizamento na capital amazonense, relata o Portal do Holanda.

Em tempo: O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) planeja investir R$ 200 milhões em um novo supercomputador para ampliar e melhorar o serviço de previsão do tempo e de alertas sobre possíveis desastres naturais, relata o g1. O equipamento será capaz de fazer a previsão do clima de forma mais rápida, precisa e completa, podendo diminuir o impacto de desastres, como o que matou 65 pessoas no Litoral Norte de São Paulo em fevereiro.

ClimaInfo, 14 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar