Ciclone Freddy devasta Moçambique e Malawi, com centenas de mortos

ciclone Freddy Malawi
REUTERS/Eldson Chagara

A 2ª passagem do ciclone Freddy no sudeste da África deixou para trás um rastro de destruição e mortes. Só em Malawi, as autoridades confirmaram a morte de 190 pessoas, vitimadas por inundações e deslizamentos de terra causados pela tempestade. O governo decretou estado de desastre no sul do país.

A situação é grave também em Moçambique, atingido duas vezes pelo Freddy no último mês. No entanto, de acordo com a Reuters, a extensão dos danos ainda não está clara, já que o fornecimento de energia e os sinais telefônicos foram cortados em algumas partes da área afetada. Segundo a Associated Press, autoridades moçambicanas confirmaram ao menos 20 mortes ocorridas desde o sábado passado (11/3) por conta da tempestade.

Ativo há mais de um mês, Freddy é a tempestade mais duradoura já registrada pela Organização Meteorológica Mundial (WMO). Ela se formou no começo de fevereiro no Oceano Índico, atingindo a ilha de Madagascar no último dia 21 e, três dias depois, Moçambique. Desde então, Freddy fez um loop, voltando para o mar e, depois, para o continente africano. A Reuters explicou a singularidade desta tempestade.Os danos causados por Freddy no sudeste da África tiveram ampla repercussão na imprensa, com destaques na BBC, Bloomberg, CBS News, CNN, Guardian, NBC News, NY Times, RFI e Washington Post.

ClimaInfo, 15 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.