Em apenas uma década, chuvas extremas triplicam na Grande São Paulo

chuvas São Paulo
Futura Press / Estadão Conteúdo

A frequência de chuvas extremas triplicou em uma década na Grande São Paulo, mostram dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão federal responsável por elaborar as Normais Climatológicas do Brasil.

Entre a primeira e a segunda décadas deste século (2001/2010 e 2011/2020), os temporais acima de 100 milímetros passaram de dois para sete dias a cada dez anos. Já as chuvas fortes, acima de 80 mm, foram de nove para 16 dias.

A mudança no padrão de chuvas na região metropolitana fica ainda mais evidente quando se compara a última década com o período inicial da análise do INMET (1961-1970). O número de dias com chuva acima de 50 mm passou de 37 para 47, enquanto as precipitações acima de 80 mm foram de 3 para 16 dias. As tempestades acima dos 100 mm se repetiram 7 vezes no período mais recente. Já nos anos 1960, não houve nenhuma ocorrência, informa o Estadão.

Em tempo: Foi inaugurado ontem, no Rio de Janeiro, o Climate Hub, centro de pesquisa que pretende aproximar pesquisadores, compartilhar informações e desenvolver soluções para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas. Com a chancela da Universidade de Columbia, de Nova York, a novidade funcionará dentro da estrutura do Columbia Global Center Rio, no Centro da cidade, detalha O Globo.

ClimaInfo, 15 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.