Áreas queimadas caem no primeiro bimestre, mostra MapBiomas

15 de março de 2023
incêndios florestais
Valter Campanato / Agência Brasil

Nos dois primeiros meses de 2023, o Brasil registrou queimadas em uma área de 536 mil hectares, de acordo com o Monitor do Fogo do MapBiomas. Em relação ao mesmo período no ano passado, houve uma queda de 28% na área queimada, com redução de 213 mil ha.

A Amazônia concentrou a esmagadora maioria desse total: 487 mil ha (90%). Roraima sozinha respondeu por quase a metade (48%, cerca de 259 mil ha) dos incêndios florestais no país no 1º bimestre deste ano. Os três municípios (Pacaraima, Normandia e Amajari) e os três territórios indígenas (TIs São Marcos, Raposa Serra do Sol e Araçá) que mais queimaram neste começo do ano também ficam naquele estado.

Já no Cerrado, o 2º bioma em área queimada no período, os incêndios consumiram 24 mil hectares, um aumento de 64% em relação aos dois primeiros meses de 2022. Os estados que mais queimaram no Cerrado foram Mato Grosso e Maranhão. Em compensação, no Pantanal (8,8 mil), Caatinga (6,7 mil ha) e Mata Atlântica (4 mil ha), a área queimada em janeiro e fevereiro foi a maior dos últimos cinco anos.

A maior parte dos incêndios florestais registrados no Brasil nesse período aconteceu sobre vegetação nativa, a maioria em formações campestres. Dentre os tipos de uso agropecuário, as pastagens representaram 12% da área queimada.

Sobre as queimadas em Roraima, a principal indicação é de que elas podem estar relacionadas a características climáticas e ambientais do estado. “Roraima está localizado no Hemisfério Norte, enquanto a maior parte dos demais estados se localiza no Hemisfério Sul. Desta forma, enquanto o período de seca em boa parte do país ocorre entre os meses de maio a setembro, em Roraima os meses de seca ocorrem entre dezembro e abril”, explicou Felipe Martenexenn, pesquisador do IPAM.

A Agência Brasil destacou os principais pontos do levantamento do Monitor do Fogo sobre as queimadas nos primeiros meses de 2023. O assunto também foi notícia em veículos como Correio Braziliense, Metrópoles, O Liberal, O Pantaneiro, Pará Terra Boa, Poder360, além do Jornal Nacional (TV Globo).

ClimaInfo, 15 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar