Áreas queimadas caem no primeiro bimestre, mostra MapBiomas

incêndios florestais
Valter Campanato / Agência Brasil

Nos dois primeiros meses de 2023, o Brasil registrou queimadas em uma área de 536 mil hectares, de acordo com o Monitor do Fogo do MapBiomas. Em relação ao mesmo período no ano passado, houve uma queda de 28% na área queimada, com redução de 213 mil ha.

A Amazônia concentrou a esmagadora maioria desse total: 487 mil ha (90%). Roraima sozinha respondeu por quase a metade (48%, cerca de 259 mil ha) dos incêndios florestais no país no 1º bimestre deste ano. Os três municípios (Pacaraima, Normandia e Amajari) e os três territórios indígenas (TIs São Marcos, Raposa Serra do Sol e Araçá) que mais queimaram neste começo do ano também ficam naquele estado.

Já no Cerrado, o 2º bioma em área queimada no período, os incêndios consumiram 24 mil hectares, um aumento de 64% em relação aos dois primeiros meses de 2022. Os estados que mais queimaram no Cerrado foram Mato Grosso e Maranhão. Em compensação, no Pantanal (8,8 mil), Caatinga (6,7 mil ha) e Mata Atlântica (4 mil ha), a área queimada em janeiro e fevereiro foi a maior dos últimos cinco anos.

A maior parte dos incêndios florestais registrados no Brasil nesse período aconteceu sobre vegetação nativa, a maioria em formações campestres. Dentre os tipos de uso agropecuário, as pastagens representaram 12% da área queimada.

Sobre as queimadas em Roraima, a principal indicação é de que elas podem estar relacionadas a características climáticas e ambientais do estado. “Roraima está localizado no Hemisfério Norte, enquanto a maior parte dos demais estados se localiza no Hemisfério Sul. Desta forma, enquanto o período de seca em boa parte do país ocorre entre os meses de maio a setembro, em Roraima os meses de seca ocorrem entre dezembro e abril”, explicou Felipe Martenexenn, pesquisador do IPAM.

A Agência Brasil destacou os principais pontos do levantamento do Monitor do Fogo sobre as queimadas nos primeiros meses de 2023. O assunto também foi notícia em veículos como Correio Braziliense, Metrópoles, O Liberal, O Pantaneiro, Pará Terra Boa, Poder360, além do Jornal Nacional (TV Globo).

ClimaInfo, 15 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.