Pauta climática será tema importante na visita de Lula à China, diz Celso Amorim

Brasil China cooperação
Amanda Perobelli/Estadão

No final de março, o presidente Lula embarcará para a China com a questão climática na pauta de discussões bilaterais. De acordo com o ex-chanceler Celso Amorim, clima terá um “lugar importante” na agenda de Lula com o líder chinês Xi Jinping.

“A China é hoje um dos países que mais emitem CO2. Acho que clima vai ter um lugar importante nessas conversas com a China, mas também outros temas: investimentos, infraestrutura. Também vamos falar sobre governança global. É um país absolutamente fundamental, assim como os EUA”, disse Amorim, citado por Estadão e Valor.

Em conversa com jornalistas após participar da inauguração do Climate Hub no Rio de Janeiro, Amorim não antecipou possíveis anúncios de Brasil e China relacionados à mudança climática, mas sinalizou a possibilidade de “vários programas de impacto sobre o clima”, em especial nas áreas de energia e combate ao desmatamento na Amazônia.

O governo Lula tem aproveitado as discussões sobre clima para retomar a política externa brasileira depois do ostracismo imposto ao país durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em fevereiro, Lula visitou os Estados Unidos, onde obteve de Joe Biden a promessa de apoio financeiro para o Fundo Amazônia. Da mesma forma, representantes de alto nível dos EUA e de países europeus, como Alemanha e França, também visitaram o Brasil nos últimos meses, com conversas voltadas à questão climática.

Em tempo: Por falar no novo Climate Hub, a prefeitura do Rio de Janeiro celebrou o lançamento da iniciativa, fruto de uma parceria com a Universidade de Columbia. Com um aporte de US$ 3 milhões, o Climate Hub quer aproximar pesquisadores brasileiros e estrangeiros na área de clima. Nesse sentido, o prefeito Eduardo Paes reforçou o pedido ao governo federal para que a futura Autoridade Climática Nacional, a ser lançada nos próximos meses, tenha como sede a metrópole fluminense. Folha e Valor destacaram o lançamento do projeto.

ClimaInfo, 16 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.