“Ruralista light” é escolhido para presidência de comissão de meio ambiente na Câmara

comissão meio ambiente josé priante
Billy Boss/Câmara dos Deputados

Depois de uma acirrada disputa nos bastidores, o deputado José Priante (MDB-PA) foi eleito nesta 4ª feira (15/3) para a presidência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara Federal.

Primo do governador do Pará, Helder Barbalho, Priante é integrante da Frente Parlamentar Agropecuária. Sem experiência significativa na agenda ambiental, o parlamentar tem um histórico problemático no que diz respeito a um dos desafios que a CMADS deve enfrentar neste ano: o combate ao garimpo ilegal em Terras Indígenas. 

No ano passado, Priante criticou uma operação da Polícia Federal contra o garimpo na Terra Munduruku, no Pará, classificando-a de “pouco inteligente” por ter destruído o maquinário apreendido com os garimpeiros.

“Não estou defendendo o garimpo ilegal, a irregularidade, mas afirmo que garimpeiro não é bandido. É desinteligente [sic] destruir o equipamento. Não tem ambientalista que justifique isso. É um desperdício destruir ativos”, afirmou. Metrópoles e UOL lembraram o comentário.

Apesar disso, o nome de Priante é visto entre parlamentares da Frente Ambientalista como “light”, alguém com quem se pode dialogar. Em seu discurso após a votação, o deputado ressaltou esse perfil. “Procurarei ser um mediador do debate. Resguardarei, acima de tudo, a necessidade do debate. Sei da responsabilidade de discutir sustentabilidade, é momento de pensar o país para as próximas gerações”, disse Priante.O g1 também repercutiu a escolha de Priante para a CMADS, além do comando das demais comissões permanentes da Câmara.

ClimaInfo, 16 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.