“Ruralista light” é escolhido para presidência de comissão de meio ambiente na Câmara

16 de março de 2023
comissão meio ambiente josé priante
Billy Boss/Câmara dos Deputados

Depois de uma acirrada disputa nos bastidores, o deputado José Priante (MDB-PA) foi eleito nesta 4ª feira (15/3) para a presidência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara Federal.

Primo do governador do Pará, Helder Barbalho, Priante é integrante da Frente Parlamentar Agropecuária. Sem experiência significativa na agenda ambiental, o parlamentar tem um histórico problemático no que diz respeito a um dos desafios que a CMADS deve enfrentar neste ano: o combate ao garimpo ilegal em Terras Indígenas. 

No ano passado, Priante criticou uma operação da Polícia Federal contra o garimpo na Terra Munduruku, no Pará, classificando-a de “pouco inteligente” por ter destruído o maquinário apreendido com os garimpeiros.

“Não estou defendendo o garimpo ilegal, a irregularidade, mas afirmo que garimpeiro não é bandido. É desinteligente [sic] destruir o equipamento. Não tem ambientalista que justifique isso. É um desperdício destruir ativos”, afirmou. Metrópoles e UOL lembraram o comentário.

Apesar disso, o nome de Priante é visto entre parlamentares da Frente Ambientalista como “light”, alguém com quem se pode dialogar. Em seu discurso após a votação, o deputado ressaltou esse perfil. “Procurarei ser um mediador do debate. Resguardarei, acima de tudo, a necessidade do debate. Sei da responsabilidade de discutir sustentabilidade, é momento de pensar o país para as próximas gerações”, disse Priante.O g1 também repercutiu a escolha de Priante para a CMADS, além do comando das demais comissões permanentes da Câmara.

ClimaInfo, 16 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar