PF investiga mandante dos assassinatos de Bruno e Dom por morte de servidor da FUNAI

Bruno Dom Maxciel assassinatos
Reprodução

O Globo informou que a Polícia Federal tem indícios de que o principal suspeito de ser o mandante dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips no Vale do Javari, em junho de 2022, também está por trás de outra morte violenta nesta região.

Ruben Dario da Silva Villar, vulgo “Colômbia”, também teria ordenado a morte do servidor da FUNAI Maxciel Pereira dos Santos em 2019. Maxciel foi assassinado com dois tiros em setembro daquele ano na cidade de Tabatinga (AM). O caso foi reaberto no ano passado, depois das prisões de Colômbia e de outros suspeitos pelas mortes de Bruno e Dom.

O envolvimento de outras pessoas associadas aos assassinatos de junho passado também está sendo analisado pela PF. O suspeito Oseney da Costa Oliveira, acusado de ter ajudado o irmão dele, Amarildo, na execução de Bruno e Dom, fez uma denúncia contra Maxciel em março de 2019 por “constrangimento” e “ignorância” do servidor contra pescadores ilegais.

Enquanto isso, a Justiça Federal deu continuidade à audiência de instrução e julgamento dos acusados pelas mortes de Bruno e Dom. De acordo com o UOL, problemas na conexão de internet nos presídios federais de Catanduvas (PR) e Campo Grande (MS) forçaram a suspensão da audiência, que foi retomada na manhã de ontem (21/3). Amarildo (também conhecido como “Pelado”), Oseney e Jefferson da Silva Lima são acusados de homicídios duplamente qualificados, ocultação de cadáver e organização criminosa.Ainda sobre a região do Vale do Javari, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, conversou com juízes federais responsáveis pelo caso, além de representantes do Ministério Público e da Polícia Federal. Weber esteve em Tabatinga para o lançamento de uma nova campanha do Conselho Nacional de Justiça para informar as comunidades indígenas sobre o funcionamento das audiências de custódia e os direitos dos presos, com cartazes em quatro línguas indígenas (Tikuna, Marubo, Kanamari e Matis). O g1 destacou essa notícia.

ClimaInfo, 22 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.