Relatório do IPCC eleva pressão sobre governos por mais ambição climática

22 de março de 2023
IPCC AR6 Guterrez
UN

A divulgação do relatório síntese do 6º ciclo de avaliação do IPCC sobre as evidências científicas da crise climática colocou mais pressão sobre os países e seus compromissos climáticos sob o Acordo de Paris. A principal cobrança de representantes da ONU, especialistas e ativistas climáticos é de que as metas de redução de emissões para esta década sejam mais ambiciosas do que aquelas apresentadas até agora.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, reiterou a necessidade de mais ambição e defendeu que os governos antecipem o quanto antes seus planos de descarbonização. Para ele, a análise do IPCC deve servir como referencial para os países intensificarem suas ações climáticas no curto e médio prazo, de forma a viabilizar o limite de 1,5oC para o aquecimento global neste século.

“Este relatório é um apelo para acelerar massivamente os esforços climáticos de todos os países e setores em todos os prazos. Resumindo, nosso mundo precisa de ação climática em todas as frentes – tudo, em todo o lugar, ao mesmo tempo”, disse Guterres, com direito a uma citação ao filme ganhador do Oscar 2023. O Climate Home repercutiu essa fala.

Na mesma linha, Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia para o clima, também defendeu que os países avancem com maior ambição climática antes da COP28. “O IPCC é inequívoco sobre as graves consequências que a crise climática já nos coloca. Isto deve servir de base para mais ambição na COP28: NDCs atualizadas, pico global das emissões até 2025, fim do consumo de combustíveis fósseis, e políticas domésticas robustas para dar conta do serviço”, escreveu em sua conta no Twitter. O Euractiv deu mais informações.Entretanto, ao menos até aqui, os apelos de Guterres & Cia. não comoveram representantes governamentais. A Associated Press destacou a resposta (ou melhor, a falta dela) de ministros e membros de governos reunidos em Copenhague nesta semana. Nem mesmo o atual presidente das negociações climáticas da ONU, o ministro egípcio Sameh Shoukry, parece ter se sensibilizado, afirmando que não previa uma “resposta específica [dos países] para os objetivos ambiciosos” assinalados por Guterres.

ClimaInfo, 22 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar