Saem carros a combustão, entra energia nuclear: os dilemas da transição verde na União Europeia

28 de março de 2023
carros a combustão.jpg
Fit for 55

Os planos da União Europeia para impulsionar a transição energética e seus compromissos climáticos internacionais viraram uma novela. A cada semana, um pedaço novo dessa estratégia se torna o “drama da vez”, com alguns países pressionando pela flexibilização das medidas e enfraquecimento das metas.

Nas últimas semanas, o drama se deu em torno da proposta da UE de proibir a venda de novos veículos com motores a combustão a partir de 2035. Depois de muita pressão de grandes fabricantes, como os alemães e os italianos, a Comissão Europeia deu o braço a torcer e mudou a restrição, isentando modelos com motores a combustão que funcionam exclusivamente com combustíveis sintéticos com uma cadeia neutra em carbono, os chamados e-combustíveis. 

Ao que parece, o entendimento vingou: nesta 3ª feira (28/3), os 27 ministros de Energia da UE assinaram a adoção da nova regra. Agora, a Comissão Europeia terá a tarefa de alinhar a nova isenção dentro de seus regulamentos antipoluição, já que os veículos que funcionam com e-combustível liberam carbono. Associated Press, Bloomberg, Euronews e Reuters repercutiram a notícia.

Resolvido esse problema, os países da UE agora serão confrontados a resolver outra questão: o que fazer com a energia nuclear nos planos de transição energética? Defensores e detratores dessa tecnologia estão se mobilizando para pressionar por uma definição ainda nesta semana.

A Reuters explicou o busílis. Por um lado, onze países da UE, encabeçados por Alemanha, Áustria e Espanha, se articulam para barrar a energia nuclear das metas de energias renováveis do bloco europeu, sob o argumento de que essa tecnologia pode obstruir a adoção de tecnologias mais limpas, como geração eólica e solar. Por outro lado, a França é a defensora mais vocal da classificação da energia nuclear como “fonte verde”, ao lado de outras 12 nações, como República Tcheca, Finlândia, Itália e Polônia.Euractiv, Euronews e Oil Price também abordaram a nova queda de braço climática dentro da UE, agora sobre energia nuclear.

ClimaInfo, 29 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar