Derretimento do gelo da Groenlândia próximo de não ter mais volta

derretimento geleiras
NASA/Chris Larsen

As mudanças climáticas colocaram o planeta a um passo de um ponto de não retorno (tipping point) do derretimento do gelo da Groenlândia, no Oceano Ártico. Se toda a cobertura de água congelada que cobre a ilha derreter completamente, vai aumentar o nível dos oceanos em quase 7 metros. Os efeitos dessa elevação são incalculáveis – mas extremamente trágicos.

As conclusões são de um estudo de especialistas do Instituto de Pesquisas sobre Impacto Climático de Potsdam, na Alemanha, publicado no Geophysical Research Letters. Os pesquisadores não conseguiram precisar a velocidade do derretimento. No entanto,  reforçam que estamos a meio caminho de um ponto de inflexão a partir do qual o gelo da porção sul da Groenlândia irá derreter em definitivo. Por isso, as emissões de gases de efeito estufa nos próximos anos serão cruciais para determinar o futuro da ilha – e de todo o mundo.

Segundo os cientistas, a atividade humana no planeta liberou 500 gigatoneladas de carbono até agora. Com 1.000 gigatoneladas, o gelo depositado na região sul da Groenlândia irá derreter por completo, destaca o Science Alert. E isso faria o nível dos oceanos subir cerca de 1,8 metros. 

“O primeiro ponto de inflexão não está longe das condições climáticas atuais. Então corremos o risco de atravessá-lo”, alertou o cientista climático Dennis Höning, um dos autores da pesquisa. “Assim que começarmos a deslizar, cairemos deste penhasco e não poderemos subir de volta”, completou.

O segundo ponto de inflexão observado pelos pesquisadores ocorreria com 2.500 gigatoneladas de carbono na atmosfera. Nesse momento, toda a camada de gelo da Groenlândia derreteria, e o nível do mar aumentaria em 6,9 metros. 

“Um derretimento completo levará centenas ou mesmo milhares de anos, especialmente se cruzarmos o limiar apenas um pouco. Mas, mesmo que a concentração atmosférica de CO2 diminua nesse tempo longo, não diminuirá em um ritmo rápido o suficiente para parar o derretimento”, explicou Höning.

O estudo sugere que mesmo se cumprida a meta do Acordo de Paris de manter o aumento de temperatura de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, não será suficiente para impedir que o gelo da Groenlândia ultrapasse o ponto em que não pode se recuperar totalmente .

Os tipping points do derretimento do gelo na Groenlândia também foram noticiados por CNBC, Yahoo, NewScientist, CGTN e The Weather Channel.

Em tempo: Outro estudo, publicado na Nature, mostrou que as camadas de gelo podem entrar em colapso no oceano em surtos de até 600 metros por dia, uma velocidade muito superior às da era do gelo. Os cientistas disseram que a descoberta, baseada em formações de sedimentos do fundo do mar da última era glacial, é um “alerta do passado” para o mundo de hoje, em que a crise climática está erodindo as camadas de gelo. Segundo o Guardian, a descoberta mostra que algumas camadas congeladas da Antártica, incluindo a geleira “Doomsday” Thwaites, podem sofrer colapso rápido no futuro, acelerando ainda mais o aumento do nível do mar. Washington Post, BBC e Inside Climate News também repercutiram a pesquisa.

ClimaInfo, 6 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.