Mesmo com aumento da fiscalização, desmatamento segue em alta na Amazônia

desmatamento Amazônia 2023
Bruno Kelly/MMA

O descontrole dos últimos quatro anos na área ambiental segue custando para o Brasil. Mesmo com a retomada da fiscalização do IBAMA, os primeiros três meses de 2023 fecharam com o desmatamento ainda em patamares preocupantes na Amazônia.

De acordo com o sistema DETER/INPE, a área com alertas de desmates no bioma somou 844,6 km2 entre janeiro e março, a 2ª pior taxa para o período da série histórica, atrás apenas do 1º trimestre do ano passado. Só em março, a taxa de desmatamento foi de 356 km2, o terceiro maior índice para o mês desde 2016.

A situação preocupa também no Cerrado. De janeiro a março, o DETER registrou alertas de derrubada equivalentes a uma área de 1.375,3 km2, o pior número para o período desde 2019 (a série histórica para o bioma começou em maio de 2018), superando a marca de 1.288 km2 registrada no mesmo período do ano passado.

Com o desmatamento em alta, os números de autuações por infrações ambientais na Amazônia também cresceram no 1º trimestre do ano, resultado da retomada da fiscalização do IBAMA. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, as multas aumentaram 219% em relação à média para o mesmo período nos quatro anos anteriores.

As apreensões de bens e produtos relacionados às infrações também tiveram alta de 133% e o número de embargo de propriedades cresceu 93% nos três primeiros meses de 2023. Agência Brasil e Metrópoles deram mais informações.

“Algumas das ferramentas que o IBAMA utilizava e vem utilizando, como por exemplo, as multas, passaram por um processo de descrédito. Nós acreditamos que estamos no caminho certo. Mas todas essas ações de fato ainda são insuficientes. Enquanto isso tudo não ganhar escala, ainda é insuficiente”,  explicou à Folha o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho. 

De fato, três meses são insuficientes para reverter quatro anos de desmonte. “Voltar a ter domínio sobre a situação ainda vai levar tempo, porque o tamanho da destruição foi muito grande. Foi um ciclo de quatro anos de sabotagem institucional feita por quem estava lá dentro. Então, o que se tem de saldo final é que a capacidade do Estado brasileiro de combater o crime foi diminuída. E restabelecer isso vai demorar um pouco”, argumentou Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, ao jornal O Globo.

Como a cara-de-pau do bolsonarismo não tem limites, a turma vem usando esses dados para desacreditar o esforço do novo governo no combate ao desmatamento. “O episódio é o puro suco do cinismo, uma vez que essa destruição foi ‘contratada’ ainda na gestão passada”, lembrou Leonardo Sakamoto no UOL.

Os números do desmatamento na Amazônia e no Cerrado nos primeiros três meses de 2023 tiveram destaque na imprensa, com manchetes na CNN Brasil, Estadão, g1, Jornal Nacional (TV Globo) e Reuters, entre outros.

Em tempo: O governo do Brasil programou para agosto uma reunião em Belém do Pará que terá como objetivo reativar a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). A intenção do presidente Lula é viabilizar um espaço formal para diálogo e articulação política entre os países da bacia amazônica no sentido de promover a proteção da floresta e ajudar no combate à mudança do clima. O encontro da OTCA deve ter a presença do presidente da França, Emmanuel Macron, na condição de representante da Guiana Francesa, e do enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, como convidado. CNN Brasil, Folha e Reuters repercutiram a notícia.

ClimaInfo, 10 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.