Herdeiros da “boiada” bolsonarista ameaçam política ambiental no Legislativo

boiada no Congresso 2023
VICTOR MORIYAMA/AMAZÔNIA EM CHAMAS

O governo Bolsonaro pode ter acabado, mas a boiada não ficou órfã em Brasília. O agronegócio, por meio da bancada ruralista e de seus articuladores políticos no Congresso, está abrigando o projeto de desmonte da política ambiental patrocinado pelo ex-presidente e seus aliados.

No Sumaúma, Cristiane Fontes conversou com o antropólogo Caio Pompeia, que estuda o agronegócio como um fenômeno político. Ele abordou o trabalho do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), que assumiu a “amarração” política dos interesses regionais e nacionais do agro no Legislativo.

“A consolidação do IPA amplia a desestabilização das fronteiras entre o público e o privado na representação de interesses. O que ocorre é um processo conjunto de criação de propostas que possam ter efetividade política”, explicou Pompeia. “Com o instituto, ocorre uma construção coletiva desde o começo, (…) uma construção que de saída é empresarial-parlamentar”. 

Mais articulados e com poder reforçado no Congresso, os ruralistas assumiram o papel de “boiadeiro” em Brasília e estão se preparando para fazer o contraponto à retomada da política ambiental pós-Bolsonaro. Exatamente por conta de sua representatividade política no Legislativo, o risco do lobby agropecuário de seus interesses “enfiar goela abaixo” do governo é significativo.“Madeireiros e garimpeiros se assenhoraram do país com o aval não apenas do ex-presidente Jair Bolsonaro como do Congresso. Enraizaram-se tanto que invadiram o quintal do lulismo”, escreveu Maria Cristina Fernandes no Valor. Ela assinalou a Medida Provisória (MP) 1150/2022, que desmonta a Lei da Mata Atlântica, aprovada pela Câmara na semana retrasada, inclusive com votos de partidos teoricamente da base aliada do governo Lula no Congresso.

ClimaInfo, 11 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.