Jovens ativistas intensificam pressão sobre governos por ação climática

18 de abril de 2023

A apatia dos governos na luta contra a mudança do clima continua irritando a juventude ativista na Europa. Grupos na Alemanha e no Reino Unido prometeram intensificar os protestos civis contra a inação climática se os líderes políticos dos dois países não mostrarem mais ambição e avanços em seu esforço para reduzir as emissões de carbono.

No Reino Unido, grupos como o Extinction Rebellion, Global Justice Now, Don’t Pay UK e PCS Union divulgaram dois “ultimatos” ao governo do primeiro-ministro Rishi Sunak. Eles exigem que Downing Street paralise a tramitação de novos projetos de combustíveis fósseis, especialmente no Mar do Norte, e que as autoridades criem “assembleias cívicas emergenciais” para dar voz à população britânica sobre a mudança do clima. Independent, Reuters e Sky News deram a notícia.

Já na Alemanha, o grupo Last Generation ameaçou novos protestos na região central de Berlim, nas proximidades dos principais órgãos do governo federal. Os ativistas acusam o governo do chanceler Olaf Scholz de violar a constituição alemã ao não alinhar as metas climáticas do país aos objetivos do Acordo de Paris para conter o aquecimento global em 1,5oC.

“Enquanto não houver um plano em que possamos confiar para proteger nossas vidas e futuro, e isso for baseado na constituição, somos obrigados a exigir tal plano com todos os meios pacíficos”, disse Carla Hinrichs, porta-voz do Last Generation, citada pela Associated Press.

Ainda sobre protestos climáticos, o Campeonato Mundial de Snooker foi interrompido na última 2ª feira (17/4) em Londres depois que ativistas invadiram as instalações e derramaram um pacote de tinta em pó laranja sobre a mesa onde acontecia uma partida. O ato foi realizado pelo grupo Juast Stop Oil, que ganhou destaque nos últimos tempos com manifestações em espaços públicos, como museus. Guardian e POLITICO deram mais detalhes.

Em tempo: As autoridades da Austrália prenderam dezenas de ativistas climáticos depois de um ato contra a exploração de carvão no estado de Nova Gales do Sul. Os manifestantes subiram sobre vagões de trem que transportavam o combustível para o porto de Newcastle e descarregaram parte do material. A notícia é do Guardian e Independent.

ClimaInfo, 19 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar