Os sinais trocados do desmatamento na Amazônia e no Cerrado

7 de maio de 2023
desmatamento Cerrado
Marcelo Camargo / Agência Brasil

Dados do sistema DETER, operado pelo INPE, indicam trajetórias distintas para o desmatamento na Amazônia e no Cerrado. Enquanto a área desmatada no primeiro bioma registrou uma queda de 41% entre janeiro e abril em relação ao mesmo período no ano passado, o segundo experimentou um aumento de 14,5% na mesma comparação.

Segundo o DETER, a Amazônia registrou alertas de desmatamento para uma área de 1.132,45 km2 nos quatro primeiros meses do ano, menor do que o medido no mesmo período em 2022 (1.967,69 km2), mas equivalente ao desmatamento observado em 2021 (1.153,27 km2) e 2020 (1.204,15 km2).

Já no Cerrado, o desmatamento entre janeiro e abril ficou em 2.133 km2, o maior dos últimos cinco anos, superior aos 1.886 km2 registrados no mesmo intervalo em 2022. Considerando somente o mês de abril, a alta nos alertas de desmate foi de 31% na comparação com 2022.

“Não é possível, dada a escala da análise e a cobertura das nuvens que interferem nessas medições, assegurar que esses números sejam definitivos”, destacou o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) em nota. A pasta informou que “determinou rigorosa apuração dos alertas identificados pelo DETER, a fim de verificar se foram desmatamentos autorizados pelos estados, visto que compete a eles emitir autorizações de supressão de vegetação nativa”.

Ao site Metrópoles, o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, explicou a diferença entre o desmatamento nos dois biomas. “Na Amazônia o forte do desmatamento é a busca por Terra Pública [grilagem]. Estamos atuando com força nos municípios e a tendência é de redução. No Cerrado, temos muito desmatamento legalizado, autorizado pelos estados. A lei permite que uma propriedade no Cerrado tenha autorizado o desmatamento de até 80% de sua área. Está muito mais fácil desmatar legalmente no Cerrado”, disse.

Ao mesmo tempo, dados do MMA mostram um aumento de 287% nos autos de infração ambiental na região amazônica nos quatro primeiros meses de 2023 em relação à média do mesmo período nos últimos quatro anos. Além disso, houve também um aumento de 210% na apreensão de produtos oriundos de infrações ambientais, como madeira ilegal, e de 216% nos embargos de uso de área desmatada ilegalmente. O UOL deu mais informações.

Agência Brasil, Brasil de Fato, CNN Brasil, Folha, g1, UOL, Valor e VEJA, entre outros, abordaram os dados parciais do desmatamento na Amazônia e no Cerrado em 2023.

Em tempo: Mauro Oliveira Pires, analista ambiental de carreira do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), foi escolhido pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva para presidir o órgão. Cientista social, desde 2020 Pires cursa doutorado em Desenvolvimento Sustentável na UnB. Possui ampla experiência no setor ambiental, onde foi consultor, pesquisador e assessor técnico. Entre 2007 e 2008 foi diretor de Programas da Secretaria Executiva (SECEX/MMA), quando exerceu entre suas funções a de secretário executivo substituto. Entre 2008 e 2012, foi diretor do Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento (DPCD) e responsável pelo Departamento de Articulação de Ações para a Amazônia (DAAM). Nesse período, foi responsável pela Secretaria Executiva do Plano de Prevenção e Controle ao Desmatamento na Amazônia (PPCDAm) e do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado). A indicação de Pires foi destaque em ((o))eco e outros veículos.

ClimaInfo, 8 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar