Lei do retorno? Incêndios provocados pelo clima extremo interrompem produção de petróleo e gás fóssil no Canadá

9 de maio de 2023
Canadá incêndios florestais
Jason Franson/The Canadian Press

Os incêndios florestais que afligem a província de Alberta, no Canadá, atingiram em cheio a principal indústria da região, a de combustíveis fósseis. As petroleiras tiveram que interromper a produção, diminuindo-a em pelo menos 280 mil barris por dia, o equivalente a 3% da produção nacional diária. A notícia é da Reuters.

As autoridades locais declararam estado de emergência no último final de semana, quando determinaram também a retirada de quase 30 mil pessoas das áreas sob risco de incêndio. Até o começo da semana, existiam 98 incêndios florestais ainda ativos, com 30 classificados como fora de controle. O fogo consumiu cerca de 405 mil hectares na província canadense.

A situação deve seguir preocupante no Canadá e em outras partes da América do Norte. Isso porque, segundo a Bloomberg, a previsão dos meteorologistas é de que a temperatura siga subindo nas próximas semanas. Além do calor, o tempo seco também contribui para a ocorrência e a disseminação de focos de incêndio florestal. Essa junção pode se tornar ainda mais dramática com um possível El Niño, que se torna cada vez mais provável para o 2º semestre de 2023. 

Associated Press e NY Times deram mais detalhes sobre os incêndios no sudoeste do Canadá. Já a CBC e o Globe and Mail abordaram os efeitos do fogo sobre a indústria petroleira canadense.

ClimaInfo, 10 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar