Lei do retorno? Incêndios provocados pelo clima extremo interrompem produção de petróleo e gás fóssil no Canadá

Canadá incêndios florestais
Jason Franson/The Canadian Press

Os incêndios florestais que afligem a província de Alberta, no Canadá, atingiram em cheio a principal indústria da região, a de combustíveis fósseis. As petroleiras tiveram que interromper a produção, diminuindo-a em pelo menos 280 mil barris por dia, o equivalente a 3% da produção nacional diária. A notícia é da Reuters.

As autoridades locais declararam estado de emergência no último final de semana, quando determinaram também a retirada de quase 30 mil pessoas das áreas sob risco de incêndio. Até o começo da semana, existiam 98 incêndios florestais ainda ativos, com 30 classificados como fora de controle. O fogo consumiu cerca de 405 mil hectares na província canadense.

A situação deve seguir preocupante no Canadá e em outras partes da América do Norte. Isso porque, segundo a Bloomberg, a previsão dos meteorologistas é de que a temperatura siga subindo nas próximas semanas. Além do calor, o tempo seco também contribui para a ocorrência e a disseminação de focos de incêndio florestal. Essa junção pode se tornar ainda mais dramática com um possível El Niño, que se torna cada vez mais provável para o 2º semestre de 2023. 

Associated Press e NY Times deram mais detalhes sobre os incêndios no sudoeste do Canadá. Já a CBC e o Globe and Mail abordaram os efeitos do fogo sobre a indústria petroleira canadense.

ClimaInfo, 10 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.