Operação do governo para expulsar garimpeiros da Terra Yanomami entra em sua última fase

10 de maio de 2023
Flávio Dino garimpo ilegal Terras Yanomami
Pedro França/Agência Senado

Com 14 mortos em cerca de dez dias – resultado do acirramento dos conflitos entre indígenas, garimpeiros e forças de segurança –, o governo federal deu a partida em uma nova fase da operação para desintrusão da Terra Yanomami na quarta (10/5). O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou a chegada de um novo comando na TI para expulsar garimpeiros e criminosos.

“Nós definimos, em reunião na Casa Civil, que haverá uma última fase da operação de desintrusão no território Yanomami, em que haverá um comando presencial, local, para ajudar o comando que lá já existe. Teremos reforço de contingente, tanto da Força Nacional, quanto das Forças Armadas, das instituições policiais”, disse o ministro.

A equipe foi fortalecida com dois delegados da Polícia Federal, um general do Exército e um brigadeiro da Aeronáutica, além de representantes de ministérios, detalhou Dino. Anteriormente, o Ministério da Justiça havia informado que o governo já enviou 475 militares e policiais para reforçar a segurança na região.

O grupo reforçado vai executar o que o ministro mencionou como “última fase” da retirada de invasores do território. Essa etapa, segundo Dino, envolve criminosos mais perigosos, relata o g1.

“Foram feitas janelas de saída, a imensa maioria saiu, mas alguns ficaram exatamente porque estão armados. E aí, infelizmente, nós temos momentos em que o poder coercitivo do Estado é necessário. Queremos sempre o caminho conciliatório mas, quando necessário usar a força, a PRF, a PF, a Força Nacional, as Forças Armadas têm não só a necessidade como a imprescindibilidade de usar a força, e é isso que tem acontecido.”

O ministro também se disse contrário à reabertura do espaço aéreo da TI Yanomami, informa o g1. Em 6 de abril, a Força Aérea fechou os corredores aéreos que mantinha em operação no território. Os corredores foram mantidos para facilitar a saída voluntária de garimpeiros.

A nova fase da desintrusão da TI Yanomami foi noticiada também por Metrópoles, Congresso em Foco, Diário de Pernambuco, Correio Braziliense e Folha de Boa Vista.

Em tempo: Crescem as ameaças ao Povo Mura, em Autazes, no Amazonas, que vem resistindo às pressões pela exploração de potássio em seu território – ainda não demarcado –, pleiteada pela mineradora canadense Potássio do Brasil. “Falaram para o meu vice-tuxaua que vão dar um tiro na minha cara. Tem noite que eu nem durmo”, disse o tuxaua (cacique) Sérgio Freitas do Nascimento Mura. A discussão em torno da exploração do mineral, contam lideranças Mura, deflagrou conflitos de não indígenas contra as aldeias, onde vivem cerca de 300 famílias, detalha a Folha.

ClimaInfo, 11 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar