Relator propõe retirar trecho da MP 1.150 que facilita desmatamento da Mata Atlântica

16 de maio de 2023
MP 1150 Mata Atlântica
Renato Augusto Martins/Wikimedia Commons

O relator no Senado da Medida Provisória 1.150/2022, que trata do prazo para adesão aos Programas de Regularização Ambiental, Efraim Filho (União-PB), propôs retirar do texto todos os dispositivos que afrouxam as regras de proteção à Mata Atlântica. O senador se reuniu com SOS Mata Atlântica, Greenpeace e WWF para entender o impacto das alterações feitas pela Câmara – que incluiu o “jabuti” que facilitava o desmatamento do bioma.

“O foco da medida provisória deveria ser as alterações no PRA [Projeto de Regularização Ambiental] e no CAR [Cadastro Ambiental Rural]. Por isso, o melhor caminho seria suprimir os textos alterados pela Câmara, que não dizem respeito ao objeto principal da MP”, afirmou Efraim Filho.

Como lembra o g1, o relator da MP 1.150 na Câmara, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), fez um enxerto com dispositivos que permitem o desmatamento do bioma para obras de infraestrutura, bastando autorização da prefeitura, sem necessidade de estudo prévio de impacto ambiental.

A “surpresa” é que tal medida, duramente criticada por especialistas e ambientalistas, recebeu apoio do Ministério de Minas e Energia (MME) – e antes mesmo da votação na Câmara. A Agência Pública teve acesso a uma nota técnica da Assessoria Especial de Meio Ambiente da pasta comandada por Alexandre Silveira (PSD). No documento, o MME afirma que a proposta “visa dar uma maior agilidade ao procedimento de autorização de supressão de vegetação, sem descuidar da preservação do bioma mata atlântica”.

O Partido Verde (PV) havia recorrido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a MP. “O texto alterou as regras de proteção já previstas para o bioma da Mata Atlântica, incrementando a norma com outros vícios igualmente maculados: flexibiliza o desmatamento de vegetação primária e secundária em estágio avançado de regeneração; acaba com a necessidade de parecer técnico de órgão ambiental estadual para desmatamento de vegetação no estágio médio de regeneração em área urbana”, alegou o partido.

A mudança do texto da MP 1.150 também foi noticiada por Poder 360 e Agência Senado.

Em tempo: A operação do IBAMA que bloqueou 1,2 milhão de m³ de madeira ilegal no país revelou um esquema de fraude chamado de “rota inversa”. A quantidade renderia R$ 2 bilhões aos criminosos, estima o órgão. A equipe de inteligência do IBAMA identificou no Sistema Nacional de Controle de Produtos Florestais (Sinaflor) créditos de madeira registrados como tendo origem em locais onde não costuma haver exploração e que eram vendidos a empresas em áreas onde há alta incidência de extração irregular, explica a Folha.

ClimaInfo, 17 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar