Parlamentares de EUA e Europa divulgam manifesto contra executivo petroleiro no comando da COP28

COP28 EUA Europa carta contra presidente
Climate Home

Um grupo de mais de 130 parlamentares dos Estados Unidos e de países da União Europeia encaminhou ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e ao secretário-executivo da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (UNFCCC), Simon Stiell, uma carta na qual pede o afastamento do presidente designado da próxima COP28 (e CEO de uma companhia petroleira dos Emirados Árabes Unidos), Sultan Al-Jaber.

No texto, os signatários manifestam “profunda preocupação com o fato das atuais regras que regem a UNFCCC permitirem que poluidores do setor petroleiro exerçam influência indevida nos processos de negociação”. A carta pede também medidas específicas para acabar com a influência da indústria dos combustíveis fósseis, “particularmente os principais atores da indústria cujas estratégias de negócios estão em claro desacordo com os objetivos centrais do Acordo de Paris”.

“Não escapou à nossa atenção que ao menos 636 lobistas das indústrias do óleo e do gás se registraram para participar da última COP27, um aumento de mais de 25% em relação ao ano anterior. Quando o número de participantes representando atores corporativos poluidores, que possuem interesses financeiros velados em manter o status quo, é maior do que as delegações de quase todos os países participantes, é fácil ver como a presença deles pode obstruir a ação climática”, diz a carta.

Sobre Al-Jaber, que teve sua nomeação criticada desde o começo, os signatários afirmam que a designação dele para o comando da COP28 em Dubai pode “desmoralizar” as negociações climáticas da ONU. Para eles, a restauração da credibilidade pública do processo de negociação das COPs depende de uma “liderança diferente para garantir que a COP28 seja uma conferência climática séria e produtiva”.

O texto é assinado por representantes do Parlamento Europeu de cinco partidos políticos, incluindo vice-presidentes. Já do Congresso norte-americano, entre os signatários, estão os senadores Bernie Sanders e Elizabeth Warren, além da deputada Alexandria Ocasio-Cortez, todos do Partido Democrata.

Bloomberg, epbr, POLITICO, Reuters e Washington Post, entre outros, repercutiram a manifestação de parlamentares contra o nome de Al-Jaber na presidência da COP28.

Em tempo: Juntando insulto à injúria, por assim dizer, o comando da COP28 resolveu se encher de executivos e ex-colaboradores da indústria petroleira. De acordo com o Climate Home, o governo dos Emirados Árabes Unidos nomeou o presidente de uma empresa de gás indiana, antigos executivos de petroleiras na China e no Reino Unido, além do CEO de outra empresa de petróleo e gás do próprio país ao conselho consultivo da COP28. O grupo também incorporou ativistas climáticos e especialistas das áreas de política, indústria, energia e finanças, mas a representatividade do setor fóssil incomodou alguns observadores. “É profundamente preocupante ver os interesses de petróleo e gás sendo consultados sobre como conduzir negociações para eliminar gradualmente seus próprios produtos”, observou Romain Ioualalen, da Oil Change International.

ClimaInfo, 24 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.