Tufão Mawar leva chuvas torrenciais e ventos de mais de 200 km/h para Guam, no Pacífico

tufão Mawar
reprodução video AP

O tufão Mawar passou ao norte da ilha de Guam, território dos Estados Unidos no Oceano Pacífico, na noite de terça-feira (23/5). Além de ventos de 220 km/h, Mawar provocou tempestades na ilha. O fornecimento de energia teve de ser interrompido em quase todo o território.

Com a força de um furacão de categoria 4, a tempestade foi a mais forte a atingir Guam em anos, segundo o New York Times. Até a manhã de quarta, não havia relatos imediatos de feridos. Mas os efeitos de Mawar foram tão intensos que quebraram sensores de vento e equipamentos de radar que enviam dados meteorológicos para o escritório local do Serviço Meteorológico.

Mawar deve deixar a região de Guam nesta quinta-feira (25/5). O tufão vai se deslocar para as águas ao redor das Filipinas e de Taiwan, mas não há previsão de atingir nenhum dos dois lugares. Entretanto, relata a Bloomberg, a perspectiva do Joint Typhoon Warning Center é que Mawar se torne um sistema de categoria 5 até sábado em mar aberto.

As mudanças climáticas tornam eventos extremos como Mawar mais prováveis. Como explica o npr, o oceano absorve a maior parte do calor extra que fica preso perto da superfície da Terra pelas emissões humanas de gases de efeito estufa. As águas mais quentes do oceano são combustível para as tempestades, ajudando-as a ficarem grandes e poderosas. Mawar ganhou força rapidamente à medida que se movia em direção à terra. Em apenas um dia, passou de uma tempestade de categoria 1, com ventos que podem remover algumas telhas, para categoria 4, e poderá ainda atingir a categoria 5.

Essa rápida intensificação é cada vez mais comum. Tempestades que ganham força rapidamente podem ser extremamente perigosas porque há menos tempo para alertar as pessoas em perigo. No ano passado, o furacão Ian se transformou em uma tempestade devastadoramente poderosa pouco antes de atingir a Flórida. Em 2021, o furacão Ida ganhou força pouco antes de atingir a Louisiana.

Os estragos do tufão Mawar em Guam foram repercutidos por AP, CNN, Washington Post, NBC, Axios, Euronews, ABC, phys.org, Weather Channel e CNBC.

ClimaInfo, 25 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.