Pesquisadores identificam mais de 5 mil espécies marinhas ameaçadas por mineração no fundo do mar

28 de maio de 2023
espécies marinhas ameaçadas
Smartex Project/NERC

Uma pesquisa inédita identificou mais de 5 mil novas espécies marinhas que vivem no fundo mar em uma área intocada do Oceano Pacífico que é alvo de interesses de governos e mineradoras para futuros projetos de mineração em alto mar. Essa riqueza natural ainda amplamente desconhecida pode ficar sob risco caso a exploração mineral saia do papel.

A área analisada é a Zona Clarion-Clipperton (CCZ), de mais de 4,4 milhões de km2 que se estende desde o Havaí até a costa mexicana. Para efeito de comparação, essa área é equivalente a cerca de duas vezes o território da Índia ou 80% de todo o bioma amazônico, bem superior à floresta amazônica brasileira (2,9 milhões de km2). Os animais identificados pelo estudo são, em sua maioria (perto de 90%), novos para a ciência, sendo que quase todos são exclusivos da região. A pesquisa foi publicada na revista Current Biology.

Essa região também tem chamado a atenção pelo potencial de extração mineral no fundo do mar. O estudo identificou também contratos de exploração com 17 mineradoras em uma área que soma 1,9 milhão de km2 dentro da CCZ. As empresas, apoiadas por países como China, Estados Unidos e Reino Unido, querem explorar minerais como cobalto, manganês e níquel, com foco particular nas cadeias de fornecimento para a indústria de baterias elétricas e equipamentos energéticos como painéis fotovoltaicos e turbinas eólicas.

“Compartilhamos este planeta com toda essa incrível biodiversidade e temos a responsabilidade de compreendê-la e protegê-la”, disse Muriel Rabone, ecologista de águas profundas do Museu Natural de Londres e uma das autoras do estudo. “Existem tantas espécies notáveis na CCZ, e com a possibilidade de mineração iminente, é duplamente importante que saibamos mais sobre esses habitats tão pouco estudados”.

O estudo foi amplamente divulgado na imprensa, com destaques na Bloomberg, Guardian, New Scientist, Wall Street Journal e Washington Post, entre outros veículos.

ClimaInfo, 29 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar