Tufão Mawar se torna a tempestade mais poderosa registrada na Terra em dois anos

28 de maio de 2023
tufão Mawar Guam
Scottie Catherine McCorsley via AP

O tufão Mawar se consolidou na semana passada como o sistema de tempestade mais poderoso já registrado na Terra em mais de dois anos, noticiou o Washington Post. Depois de passar por Guam, no Pacífico, onde causou grande destruição, o tufão se dirigiu neste final de semana à região de Taiwan e das Filipinas, no sudeste asiático.

Em seu momento mais potente, Mawar soprou rajadas de vento de 320 km/h, levantando ondas de mais de 20 metros de altura, força suficiente para mantê-lo na categoria 5 das tempestades por vários dias. A rapidez com que ele ganhou força também surpreendeu: em apenas 24 horas, Mawar passou de uma tempestade de categoria 2 para 5. Tanta força o colocou entre as dez tempestades mais potentes que ocorreram globalmente desde 2000.

Exatamente por isso, a percepção das pessoas em Guam é de que, a despeito da destruição material, é de que elas foram “abençoadas” por não terem sofrido nenhuma perda humana decorrentes da tempestade. A Associated Press abordou essa impressão e destacou os danos que Mawar deixou para trás no território administrado pelos Estados Unidos.

De fato, é impressionante que Mawar tenha passado por Guam e não tenha causado mortes. Segundo os meteorologistas, dois fatores podem explicar essa situação. Primeiro, antes de atingir a ilha, a tempestade passou por um “ciclo de substituição da parede do olho”, durante o qual o raio interno dos ventos máximos se desintegra à medida que uma nova parede se forma, o que levou a uma breve queda de intensidade, exatamente no momento em que Mawar chegou a Guam. E, segundo, a tempestade contornou o norte da ilha e arrastou um filamento de ar seco em sua circulação, reduzindo a força dos ventos que atingiram Guam.

O momento em que a tempestade ocorre no ano também chama a atenção. Desde 1950, apenas oito tufões na bacia do Pacífico Ocidental atingiram o status equivalente à categoria 5 durante o mês de maio; Mawar se tornou o nono. Com a temporada 2023 de tempestades tropicais ainda no começo, existe uma preocupação sobre o que pode vir nos próximos meses.

Bloomberg e Guardian também repercutiram a força do tufão Mawar e os danos deixados por ele em Guam e no norte das Filipinas e Taiwan.

Em tempo: O Centro de Previsão do Clima da Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) informou que a temporada de 2023 de tempestades tropicais no Oceano Atlântico deve ser próxima da média histórica. De acordo com os meteorologistas, a temporada tem 40% de chances de ser “normal”, 30% “acima do normal” e outros 30%, “abaixo do normal”. A NOAA está prevendo entre 12 a 17 tempestades nomeadas neste ano, sendo que 5 a 9 delas podem se tornar furacões, incluindo 1 a 4 grandes furacões (categoria 3 acima). Associated Press, NY Times e Reuters deram mais informações.

ClimaInfo, 29 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar