Tufão Mawar se torna a tempestade mais poderosa registrada na Terra em dois anos

tufão Mawar Guam
Scottie Catherine McCorsley via AP

O tufão Mawar se consolidou na semana passada como o sistema de tempestade mais poderoso já registrado na Terra em mais de dois anos, noticiou o Washington Post. Depois de passar por Guam, no Pacífico, onde causou grande destruição, o tufão se dirigiu neste final de semana à região de Taiwan e das Filipinas, no sudeste asiático.

Em seu momento mais potente, Mawar soprou rajadas de vento de 320 km/h, levantando ondas de mais de 20 metros de altura, força suficiente para mantê-lo na categoria 5 das tempestades por vários dias. A rapidez com que ele ganhou força também surpreendeu: em apenas 24 horas, Mawar passou de uma tempestade de categoria 2 para 5. Tanta força o colocou entre as dez tempestades mais potentes que ocorreram globalmente desde 2000.

Exatamente por isso, a percepção das pessoas em Guam é de que, a despeito da destruição material, é de que elas foram “abençoadas” por não terem sofrido nenhuma perda humana decorrentes da tempestade. A Associated Press abordou essa impressão e destacou os danos que Mawar deixou para trás no território administrado pelos Estados Unidos.

De fato, é impressionante que Mawar tenha passado por Guam e não tenha causado mortes. Segundo os meteorologistas, dois fatores podem explicar essa situação. Primeiro, antes de atingir a ilha, a tempestade passou por um “ciclo de substituição da parede do olho”, durante o qual o raio interno dos ventos máximos se desintegra à medida que uma nova parede se forma, o que levou a uma breve queda de intensidade, exatamente no momento em que Mawar chegou a Guam. E, segundo, a tempestade contornou o norte da ilha e arrastou um filamento de ar seco em sua circulação, reduzindo a força dos ventos que atingiram Guam.

O momento em que a tempestade ocorre no ano também chama a atenção. Desde 1950, apenas oito tufões na bacia do Pacífico Ocidental atingiram o status equivalente à categoria 5 durante o mês de maio; Mawar se tornou o nono. Com a temporada 2023 de tempestades tropicais ainda no começo, existe uma preocupação sobre o que pode vir nos próximos meses.

Bloomberg e Guardian também repercutiram a força do tufão Mawar e os danos deixados por ele em Guam e no norte das Filipinas e Taiwan.

Em tempo: O Centro de Previsão do Clima da Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) informou que a temporada de 2023 de tempestades tropicais no Oceano Atlântico deve ser próxima da média histórica. De acordo com os meteorologistas, a temporada tem 40% de chances de ser “normal”, 30% “acima do normal” e outros 30%, “abaixo do normal”. A NOAA está prevendo entre 12 a 17 tempestades nomeadas neste ano, sendo que 5 a 9 delas podem se tornar furacões, incluindo 1 a 4 grandes furacões (categoria 3 acima). Associated Press, NY Times e Reuters deram mais informações.

ClimaInfo, 29 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.