Clima extremo: incêndios florestais agora afetam o leste do Canadá

incêndios florestais Canadá
Communications Nova Scotia

Os incêndios florestais que afligem o oeste do Canadá agora são registrados no leste do país. O fogo já forçou mais de 16.000 pessoas a evacuar suas casas e desencadearam uma proibição de queimadas na Nova Escócia, região que experimenta um calor recorde para essa época do ano.

Segundo as autoridades locais, os incêndios já atingiram mais de 100 km2 e foram considerados “fora de controle”, informa a CNN. O fogo destruiu vários edifícios e causou enormes nuvens de fumaça sobre a região ao redor de Halifax, a maior cidade da Nova Escócia.

Cathie O’Toole, diretora administrativa de Halifax, visitou a área de incêndio florestal a noroeste de Halifax, relata a CBC. “Passando por um bairro, você pode ver que uma propriedade foi perdida e uma casa ao lado estava bem. A segunda coisa que me impressionou foi a velocidade com que as pessoas saíram”, disse ela.

O Axios destaca que os incêndios florestais no leste do Canadá podem mais uma vez atingir a qualidade do ar dos Estados Unidos e representar uma ameaça à saúde das pessoas. A fumaça dos incêndios na Nova Escócia estava prevista para chegar a Boston, Massachusetts, norte de Nova York e Vermont entre terça e quarta-feira (31/5).

Os incêndios florestais no leste do Canadá foram noticiados também por Global News, Reuters, BBC, Wall Street Journal e Independent.

Em tempo: Xangai teve seu dia mais quente em maio em mais de 100 anos na segunda-feira (29/5), com temperaturas atingindo 36,1oC. O registro faz parte de uma tendência brutal de clima excepcionalmente quente na China desde março, relata a Reuters. Várias províncias do sul do país devem sofrer calor extremo nos próximos dias, e os especialistas em clima já preveem outro verão intenso, uma repetição do recorde do ano passado de mais de dois meses.

ClimaInfo, 31 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.