Começa operação de retirada de petróleo de navio-tanque que pode causar tragédia ambiental no Mar Vermelho

navio-tanque petróleo Mar Vermelho
COEN DE JONG/UNDP

A ONU iniciou a operação para remover 1,1 milhão de barris de petróleo do superpetroleiro Safer [ironia involuntária], encalhado há oito anos na costa do Iêmen, no Mar Vermelho. Uma embarcação de salvamento com uma tripulação de especialistas chegou ao navio-tanque na terça-feira (30/5).

Há um risco iminente de que o Safer possa explodir ou quebrar, causando uma catástrofe ambiental sem precedentes no Mar Vermelho e na costa do Iêmen. O navio-tanque pode derramar quatro vezes mais óleo do que o desastre do petroleiro Exxon Valdez em 1989, no Alasca, pontua a Reuters.

Os técnicos vão trabalhar para garantir que o petróleo seja transferido para outro navio-tanque, o Nautica, que deve partir de Djibuti no próximo mês, relata a BBC. Até agora, a ONU arrecadou US$ 114 milhões para pagar pelo projeto, por meio de doações de estados membros, empresas privadas e até mesmo do público em geral por meio de uma campanha de crowdfunding.

Contudo, a instituição afirma que precisa de mais US$ 29 milhões. O dinheiro é necessário para atracar com segurança o Nautica a uma boia de carga ancorada e rebocar o Safer para um pátio de reciclagem.

O Safer foi construído como um superpetroleiro em 1976 e depois convertido em uma instalação flutuante de armazenamento e descarga de petróleo. Está ancorado perto do terminal de petróleo Ras Isa, controlado pelo movimento rebelde Houthi, do Iêmen.

Sua integridade estrutural se deteriorou significativamente desde que as operações de manutenção foram suspensas em 2015, quando os houthis tomaram grandes partes do país e uma coalizão liderada pela Arábia Saudita interveio em apoio ao governo iemenita.

A guerra que se seguiu matou mais de 150.000 pessoas e deixou 21 milhões de iemenitas desamparados.

A operação de retirada do petróleo do navio-tanque Safer também foi noticiada por Euronews, France24, New York Times, ABC, AP e Forbes.

ClimaInfo, 1º de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.