Um ano depois de assassinados, legado de Bruno e Dom em defesa da Amazônia e dos Povos Indígenas é perpetuado por jornalistas

1 de junho de 2023
Bruno & Dom 1 ano
Forbidden Stories

5 de junho de 2022. O tempo pode passar rápido para a maioria das pessoas, mas para quem era próximo do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, o último ano pareceu ter durado muito mais. Para além da dor da perda repentina e injustificada e da revolta pelo crime hediondo, amigos e familiares da dupla buscaram inspiração no trabalho deixado por eles para levar adiante aquilo que mais aquecia seus corações: a defesa da Amazônia e dos Povos Indígenas que nela vivem.

“Os assassinos de Bruno e Dom não conseguirão impedir que essa história seja contada”, destacou a Forbidden Stories, um consórcio internacional de imprensa que reuniu mais de 50 jornalistas de 16 veículos de comunicação em torno do Projeto Bruno & Dom. O propósito desta iniciativa é seguir a luta de Bruno Pereira e Dom Phillips, apurando, documentando e relatando ao mundo o que acontece na Amazônia.

Entre os veículos que se uniram sob o Projeto Bruno & Dom, estão a Amazônia Real, Folha de S.Paulo, Intercept Brasil, Guardian (onde Dom trabalhou em seus últimos anos de vida), Der Standard (Áustria), Expresso (Portugal), Le Monde (França), Repórter Brasil e TV Globo, além da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) e do Bureau of Investigative Journalism (TBIJ).

Além do projeto, familiares de Dom Phillips confirmaram nesta 5ª feira (1º/6) que o livro que ele estava escrevendo na época de seu assassinato, “Como salvar a Amazônia: Pergunte às pessoas que sabem”, será concluído e publicado por uma equipe de jornalistas premiados. Entre os colaboradores que terminarão o trabalho de Dom, estão Eliane Brum (Sumaúma), Kátia Brasil (Amazônia Real), Jon Lee Anderson (New Yorker), Tom Phillips e Jonathan Watts (Guardian), e Andrew Fishman (Intercept Brasil).

A família de Dom Phillips também lançou uma campanha de financiamento coletivo para apoiar o trabalho de conclusão do livro, viabilizando as viagens de campo necessárias para fazer aquilo que ele queria para a obra – “um livro de viagem ambiental conduzido pelos personagens, profundamente pesquisado e ativista, que tem como objetivo entreter, informar e, mais importante, mobilizar os leitores”. Associated Press e Reuters deram mais informações.

Outro projeto em homenagem a Bruno e Dom será lançado nesta 6ª feira (2/6): o documentário “Vale dos Isolados: O Assassinato de Bruno e Dom”, produzido pela jornalista Sonia Bridi para a plataforma de streaming Globoplay. A obra reconstitui os últimos dias de Bruno e Dom e mostra as investigações em torno do caso e a repercussão internacional.

A produção mostra também imagens inéditas feitas pela equipe da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA) durante as buscas por ele na floresta; em uma das cenas, eles localizam uma série de objetos pertencentes à dupla que não tinham sido localizados pela polícia, como o celular de Bruno Pereira. É de lá que eles obtiveram as últimas imagens em vida de Bruno e Dom.

Em tempo: Vale a pena conferir o especial do Guardian sobre Bruno e Dom e o trabalho de amigos e familiares deles por Justiça e para levar adiante o trabalho em defesa dos indígenas e da Amazônia. Em artigo, a viúva de Dom Phillips, Alessandra Sampaio, sintetiza esse esforço e os desafios para viabilizar os sonhos deixados por Bruno e ele. “Apesar da repercussão do caso e da recente mudança de governo no Brasil, que me traz esperança, continuam existindo violência, ameaças e criminalidade no Vale do Javari e em outras regiões da floresta tropical. Então, para mim, a Justiça ainda está longe de concluída”, escreveu, em texto traduzido pela Folha.

ClimaInfo, 2 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar