O Plano Nordeste Potência (NEP) lançou um edital para a produção de reportagens sobre a energia solar na Região Nordeste. O objetivo foi promover iniciativas e soluções da fonte solar fotovoltaica que estimulem a economia local com Justiça Climática. E também denunciar abusos, a partir de denúncias de comunidades atingidas por grandes projetos de energia renovável na região.
Três pautas foram selecionadas:
- A série de reportagens “Especial Inclusão energética”, de Carolina Simiema, publicada no Eco Nordeste, mostra uma comunidade de marisqueiras no Piauí impactada por extremos climáticos. E a energia solar descentralizada pode ser fundamental para gerar renda e fomentar o empreendedorismo da Associação das Catadoras de Marisco de Ilha Grande, da qual mais de 50 mulheres participam. Mas também há casos de exclusão e de concentração da geração solar distribuída.
- Na revista Afirmativa, Alane Reis, Andressa Franco, Elizabeth Souza, Karla Souza e Patrícia Rosa contam a história e experiências de quatro comunidades onde a energia solar gerou caminhos para o desenvolvimento sustentável: o Quilombo San Martin, em Paulistana (PI); o Quilombo Pixaim, em Piaçabuçu (AL); o Comitê de Energias Renováveis do Semiárido paraibano – CERSA; e a cozinha comunitária As Margaridas, no Assentamento Oziel Pereira, em Remígio (PB).
- Em uma série de reportagens publicadas no Projeto Colabora e também no Meus Sertões, Letícia Barbosa, Guilherme dos Santos e Laysa Vitória, do Coletivo Caburé, apresentam iniciativas que unem agricultura e placas fotovoltaicas no sertão pernambucano, mas também mostram problemas como contratos abusivos no arrendamento de terras, disputa entre a energia solar e a produção de alimentos e desigualdade na distribuição, além de um sistema agrofotovoltaico que ajudou famílias enquanto teve financiamento, mas hoje não tem verbas.
Leia as reportagens clicando nos links acima.
ClimaInfo, 2 de maio de 2024.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.