Clima extremo: tempestades matam centenas no Afeganistão e na Indonésia

13 de maio de 2024
Clima extremo tempestades matam Afeganistão Indonésia
AP Photo

Enchentes vêm matando dezenas de pessoas no Afeganistão desde abril; na Indonésia, temporais provocaram inundações repentinas e um fluxo de lava fria de vulcão ativo.

O clima extremo que se abateu sobre o Rio Grande do Sul também vem causando estragos em outras partes do mundo. Dois países do continente asiático, Afeganistão e Indonésia, sofreram com fortes chuvas no fim de semana. Até a tarde de 2ª feira (13/5), autoridades das duas nações contabilizavam quase 350 mortos.

No nordeste afegão, as inundações mataram pelo menos 315 pessoas e feriram mais de 1.600, informou o Ministério de Repatriação do país no domingo (12/5), ao atualizar a cifra de vítimas das fortes chuvas da sexta-feira. O novo balanço dobrou o número de mortos confirmados pelas autoridades na véspera, informa a Folha.

Segundo o ministério, milhares de casas foram danificadas; o gado foi aniquilado. Grupos de ajuda humanitária alertaram para os danos nas instalações de saúde e nas infraestruturas vitais, como o abastecimento de água, com as ruas cobertas de lama, detalha a Reuters.

A maioria das vítimas foi registrada na província de Baghlan, onde fortes chuvas destruíram cerca de 3.000 casas, inundaram terras agrícolas, fecharam escolas e danificaram centros de saúde, segundo a UN News. As províncias de Takhar e Badakhshan também foram afetadas, com relatos iniciais de pelo menos 300 casas danificadas.

A CNN relatou a situação de três crianças encontradas sentadas no telhado de uma mesquita em Baghlan com os olhos piscando para afastar a lama que cobria seus corpos. Ao lado deles, um socorrista baixa seu irmão mais novo, Arian, de 2 anos, até o telhado, com um lençol amarrado na cintura que foi usado para puxá-lo das águas furiosas abaixo da casa.

O Afeganistão tem sido atingido por chuvas fortes nas últimas semanas e enchentes vêm tirando a vida de dezenas de pessoas desde meados de abril. As inundações súbitas acontecem quando a chuva é tão forte que a velocidade de drenagem normal do solo não consegue absorver a água. Especialistas disseram à BBC que o inverno relativamente seco no país contribuiu para diminuir essa capacidade de absorção.

Já na Indonésia, pelo menos 37 pessoas morreram, 17 estavam desaparecidas e mais de uma dúzia ficaram feridas na ilha de Sumatra depois que fortes chuvas provocaram inundações repentinas e um fluxo de lava fria de um vulcão ativo, segundo a CNN. A lava fria, também conhecida como “lahar”, é uma mistura de detritos vulcânicos, como cinzas, areia e seixos, que desce pelas encostas de um vulcão durante o tempo chuvoso.

Horas de chuva na noite de sábado (11/5) levaram rochas vulcânicas e cinzas pelo Monte Marapi, um vulcão ativo em Sumatra, até casas em cidades próximas, detalha o New York Times. Quatro áreas no oeste da ilha sofreram graves danos, com quase 200 casas inundadas, segundo a agência indonésia de gestão de desastres. Numa área, Agam, 159 pessoas foram evacuadas, informou a agência.

A devastação provocada por tempestades no Afeganistão e na Indonésia também foi destaque na Al Jazeera, npr, France24, AP, CNN, Guardian, Washington Post, New York Times, Fox Weather, Al Jazeera, BBC, France24, Reuters e NBC.

 

 

__________

ClimaInfo, 14 de maio de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar