Em meio a enchentes mortais, Alemanha se afasta de metas climáticas

3 de junho de 2024

Painel de conselheiros climáticos do governo alemão disse que país provavelmente não cumprirá suas próprias metas de emissões de gases de efeito estufa para 2030.

Milhares de moradores da Baviera e de Baden-Württemberg, no sul da Alemanha, tiveram de deixar suas casas desde que tempestades que atingiram a região na 6ª feira (31/5) provocaram inundações dramáticas. Foram confirmadas 4 mortes em decorrência das enchentes até 2ª feira (3/6), quando o premier alemão Olaf Scholz esteve na área atingida.

O governo alemão disse que as inundações mortais serviram como um alerta para o país continuar a luta contra as mudanças climáticas, informa a Reuters. Contudo, também ontem o Conselho de Especialistas em Questões Climáticas, que tem autoridade independente para avaliar o desempenho climático alemão, afirmou que a Alemanha provavelmente não alcançará sua meta de reduzir 65% das emissões de gases de efeito estufa até 2030 em comparação com 1990, porque setores como transporte e construção estão tendo dificuldades para cumprir suas metas, destacam Reuters e POLITICO.

“No geral, não podemos confirmar” que a meta para 2030 será cumprida, disse Hans-Martin Henning, presidente do conselho. “Pelo contrário, assumimos que a meta não será cumprida”, completou ele. Para agravar ainda mais o quadro, o colegiado destacou que, no ritmo atual, a Alemanha também não se tornará net zero até 2050.

Em março, o ministro alemão da Proteção Climática, Robert Habeck, citando dados da Agência Federal do Meio Ambiente (UBA), disse que a Alemanha estava no caminho certo pela primeira vez para atingir suas metas climáticas, após as emissões caírem 10% em 2023. No entanto, um mês depois, o país introduziu uma lei de proteção climática mais flexível, que dá margem de manobra a setores com baixo desempenho, como o transporte. 

Apesar disso, a Lei de Proteção Climática exigirá que o governo alemão tome medidas corretivas para a meta de 2030 se o conselho confirmar suas conclusões em seu próximo relatório anual em 2025.

As inundações na Alemanha e o possível não cumprimento das metas climáticas do país também foram repercutidos por DW, France24, AP, Euronews, Guardian e Bloomberg.

 

 

__________

ClimaInfo, 4 de junho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar