Temporada de furacões pode ser recorde neste ano, prevêem OMM e NOAA

4 de junho de 2024
temporada furações Atlântico 2024
NASA via Unsplash

Atlântico Norte poderá ter de 17 a 25 tempestades nomeadas, oito a 13 furacões, dos quais de 4-7 dos grandes, até o final de novembro.

A temporada de furacões 2024 no Atlântico começou em 1º de junho e deve ser excepcionalmente ativa. Devido ao aquecimento anormal das águas oceânicas, provocado pelas mudanças climáticas, tanto a Organização Meteorológica Mundial (OMM) como a Administração Atmosférica e Oceânica Nacional dos EUA (NOAA, sigla em Inglês) preveem mais eventos extremos do que o habitual, com possíveis recordes.

Se a previsão inicial do Centro Nacional de Furacões da NOAA, divulgada em 23 de maio, estiver correta, o Atlântico Norte poderá ver de 17 a 25 tempestades nomeadas, oito a 13 furacões, dos quais de quatro a sete de grandes proporções até o final de novembro. Esse é o maior número de tempestades nomeadas em qualquer previsão de pré-temporada da NOAA, destaca o The Conversation.

A OMM também anunciou que espera uma temporada de furacões altamente ativa e enfatizou que alertas precoces são necessários para salvar vidas, informa a Reuters. “Alto conteúdo de calor oceânico e o desenvolvimento antecipado de um evento La Niña devem alimentar uma temporada de furacões muito, muito, muito ativa este ano”, disse Clare Nullis, porta-voz da entidade. “Basta um furacão atingindo a costa para atrasar anos e anos de desenvolvimento socioeconômico” completou.

Outras previsões para a temporada são igualmente intensas. Em abril, a Universidade Estadual do Colorado previu uma média de 23 tempestades nomeadas, 11 furacões e cinco grandes furacões. O Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo antecipou 21 tempestades nomeadas.

Os furacões têm causado danos massivos e matado centenas de pessoas nos EUA nos últimos anos, à medida que as mudanças climáticas tornam as tempestades poderosas mais comuns, lembra o npr. Quatro dos últimos cinco anos tiveram um número acima da média de tempestades.

Em 2022, o furacão Ian matou mais de 150 pessoas e causou mais de US$ 110 bilhões em danos quando atingiu a Flórida, devastando bairros inteiros na cidade de Fort Myers Beach e arredores. Em 2021, o Ida matou mais de 100 pessoas e causou US$ 75 bilhões em danos da Louisiana à Nova Inglaterra.

Scientific American, Fox Weather, ABC, New York Times, Folha, CNN, Um só planeta, Olhar Digital, UOL e Agência Brasil também repercutiram a expectativa de temporada recorde de furacões no Atlântico neste ano.

 

ClimaInfo, 5 de junho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar