Governo indica fim de negociação e servidores ambientais se preparam para greve

12 de junho de 2024
Governo fim negociação servidores ambientais greve
Ascema Nacional

Categoria definirá na próxima 6ª feira (14/6) se entrará em greve; negociações salariais se arrastam há mais de seis meses com o governo federal. 

Os servidores ambientais federais caminham para declarar greve geral a partir do próximo dia 24. Esse indicativo foi aprovado em assembleia realizada nesta 2ª feira (10/6) por representantes da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (ASCEMA Nacional). A decisão deverá ser confirmada na próxima 6ª feira (14), quando serão realizadas assembleias nos estados e no Distrito Federal.

A possibilidade de greve aumentou no final da semana passada, depois do Ministério da Gestão e Inovação no Serviço Público (MGI) ter encerrado a negociação salarial que conduzia com os servidores ambientais desde o fim de 2023. A pasta afirmou que “o governo chegou ao limite máximo, do ponto de vista orçamentário, do que é possível oferecer” à categoria.

Desde janeiro, os servidores ambientais seguem em paralisação parcial para pressionar o governo nas negociações salariais. Como resultado, atividades importantes como a fiscalização ambiental e os processos de licenciamento estão travados. Um reflexo disso é sentido no número de autuações ambientais registradas desde o começo do ano, com uma redução substancial em relação ao ano passado.

Em abril, o governo apresentou sua última proposta salarial aos servidores ambientais, que prevê reajustes de 20% a 30%, com o aumento médio (considerando todos os benefícios) chegando a até 35%. Segundo a ASCEMA Nacional, o reajuste prometido pelo governo é menor do que o sinalizado, de 19% a 26%, e ainda inclui uma redução de 6% nos rendimentos de novos servidores.

Mesmo com o encerramento da negociação, o MGI indicou que está aberto a contrapropostas dos servidores ambientais, desde que elas estejam dentro dos limites do orçamento federal. No entanto, a conduta da pasta desagradou a categoria. “Sem espaço negocial, não há meios de resolução do impasse. Os prejuízos estão contratados, a conta chegará”, destacou a ASCEMA Nacional em nota.

Correio Braziliense, Folha, Metrópoles, ((o)) eco e O Globo, entre outros, repercutiram a notícia.

 

 

__________

ClimaInfo, 12 de junho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar