
Após trazer fortes chuvas para partes da região árida, primeira tempestade nomeada da temporada enfraqueceu ao se mover para o interior do nordeste do México.
Primeira tempestade nomeada da temporada de furacões do Atlântico, iniciada em 1º de junho, Alberto atingiu a costa nordeste do México como uma tempestade tropical na manhã de 5ª feira (20/6) provocando fortes chuvas, inundações e ventos fortes. Pelo menos quatro pessoas morreram em eventos relacionados à tempestade, que posteriormente enfraqueceu e se transformou em uma depressão, informaram as autoridades e meteorologistas.
As mortes ocorreram em Nuevo León. Um homem sofreu um choque elétrico enquanto tentava fazer reparos em sua casa. Um adolescente de 16 anos foi arrastado pelas correntes de um rio e se afogou. E duas crianças de 12 anos foram eletrocutadas ao atravessar um lago que estava em contato com um cabo elétrico ativo, informa o New York Times.
O impacto de Alberto se estendeu ao sul do Texas, com fortes chuvas. As marés subiram sob casas elevadas em algumas cidades costeiras desde a manhã de quarta-feira, incluindo em Surfside Beach, a cerca de 65 km a sudoeste de Galveston, capital do estado. A cidade fechou sua praia no início desta semana e alertou os visitantes para ficarem longe.
No início da quinta-feira, um alerta de tempestade tropical para mais de dois milhões de pessoas desde San Luis Pass até a foz do Rio Grande foi descontinuado.
A passagem de Alberto também foi noticiada por AP, CBS, Fox Weather, CNN, BBC, NBC, Reuters, Axios e Wall Street Journal.
ClimaInfo, 21 de junho de 2024.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.