Bahia aprova megaprojeto de eólicas sem estudo completo de impacto ambiental

24 de junho de 2024
Bahia megaprojeto eólicas impacto ambiental
Quinto Energy

Apesar de projeto ser vendido como o maior do país e sobrepor-se a uma área prioritária para conservação, governo estadual pede análise simplificada para licenciamento.

O Complexo Manacá, formado por mais de 400 torres e que vai se estender por trechos de dois municípios da Bahia, recebeu licença ambiental prévia do órgão estadual responsável sem que apresentasse um estudo detalhado de possíveis impactos. A região é classificada como de importância biológica “extremamente alta” e com “prioridade de ação” de conservação pelo governo federal, além de abrigarem nascentes de alguns dos

principais rios do estado e de diversas espécies ameaçadas de extinção.

Segundo investigação do Repórter Brasil, a documentação apresentada pela Quinto Energy ao estado inclui apenas um Estudo de Médio Impacto Ambiental, o EMI. “O EMI é um estudo simplificado, que facilita o

licenciamento. O EIA (Estudo de Impacto Ambiental) é um estudo amplo, que requer mais tempo e engloba mais detalhes, o que seria necessário dado o tamanho deste empreendimento”, afirma Andrezza Oliveira, do movimento ambientalista Salve as Serras, que encaminhou uma denúncia formal contra o projeto ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), em janeiro de 2023.

A posição é reforçada pela ex-presidente do IBAMA e especialista em políticas públicas do Observatório do Clima, Suely Araújo. “Se o empreendimento é de grande porte, e a área é sensível, quando eles vão exigir EIA-Rima?”, questiona. Além da baixa exigência do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA), tanto a sociedade civil quanto o MP têm dificuldade para ter acesso a documentos relacionados ao licenciamento.

A reportagem também destaca algumas relações políticas da Quinto Energy. O diretor de Relações Institucionais é Edson Duarte, ex-deputado federal e ex-ministro do Meio Ambiente, e irmão de um dos sócios da empresa, Edilson Duarte. Além disso, o ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, tem prestado consultoria à empresa e procura aproximá-la da estatal petrolífera.

A Repórter Brasil ainda publicou outras duas reportagens sobre o Complexo Manacá (aqui e aqui), com apoio do Instituto ClimaInfo e o projeto Nordeste Potência.

Em tempo: A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a UPE (Universidade De Pernambuco) deram início a um estudo sobre um problema que pode estar acometendo pessoas que vivem muito perto de parques de geração de energia e é conhecido pela comunidade científica como síndrome da turbina eólica, conta o UOL. Segundo pesquisadores, a exposição aos ruídos e aos infrassons emitidos pelas torres podem causar problemas auditivos, no sono, na concentração e na aprendizagem, além de tontura, instabilidade, náuseas e dores de cabeça.

 

 

__________

ClimaInfo, 24 de junho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar