Elevação dos oceanos pode estar subestimada por causa do degelo na Antártica

26 de junho de 2024
Elevação oceanos subestimada degelo Antártica
Nature Geoscience

Cientistas identificam novo ponto de não retorno do gelo no continente; derretimento mais rápido que esperado não foi considerado nas projeções de subida dos mares.

Enquanto os países patinam para colocar uma data para o fim dos combustíveis fósseis, inclusive o Brasil, as mudanças climáticas avançam rapidamente. Um novo estudo publicado nesta 3ª feira (25/6) na revista Nature Geoscience fornece detalhes sobre um processo em curso na Antártica que pode levar a um aumento maior do nível dos oceanos do que era estimado pelos cientistas.

A pesquisa, conduzida por dois britânicos, examina como a água do mar aquecida penetra entre a terra e a camada de gelo sobre ela. Essa água cria pequenas cavidades no gelo, expandido o caminho para a entrada de mais água, em um sistema de retroalimentação. Com o tempo, a água lubrifica a parte inferior desses lençóis de gelo, que podem escorregar para o mar, publica o Guardian.

O glaciologista Ted Scambos, que não está envolvido no trabalho, disse para a CNN que o artigo é “potencialmente muito importante”, mas destacou a complexidade do sistema antártico.

Os cientistas britânicos também observaram que pequenas variações de temperatura aceleram o processo. “A cada décimo de grau a mais na temperatura do oceano, mais e mais próximos ficamos de passar do ponto de não-retorno [na Antártica]”, disse o autor principal, Alexander Bradley, da Pesquisa Britânica Antártica. CarbonBrief, Phys e IFLScience publicaram notas com mais detalhes.

Ainda nesta 3ª feira, a ONG Union of Concerned Scientists publicou um relatório indicando que até 2050 a elevação do nível dos oceanos pode expor mais de 1.600 estruturas fundamentais – como escolas, prédios públicos, hospitais e residências – a inundações frequentes nos Estados Unidos, conta o Guardian.

 

 

__________

ClimaInfo, 26 de junho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar