Organizações pedem exclusão de offset de carbono em metas climáticas corporativas

2 de julho de 2024
exclusão offset carbono metas climáticas corporativas
Stuart Rankin/via Flickr

O uso de créditos de carbono nos planos net-zero pode desincentivar as reduções de emissões por empresas, alertou um grupo de mais de 80 organizações.

A novela em torno do uso potencial de créditos de carbono para compensar emissões nos planos corporativos net-zero ganhou mais um capítulo nesta 3ª feira (2/7). Um grupo de mais de 80 organizações ambientais divulgou uma nota conjunta na qual criticam essa possibilidade e pedem o veto a mecanismos de offset na descarbonização de empresas.

“As metas climáticas devem se concentrar principalmente na redução das emissões de gases de efeito estufa dentro dos limites das empresas e dos países, incluindo a eliminação gradual da produção, transporte, venda e uso de combustíveis fósseis”, destacou a carta, assinada por entidades como Anistia Internacional, ClientEarth, New Climate Institute e Oxfam.

De acordo com as organizações, permitir que empresas e países cumpram seus compromissos climáticos com créditos de carbono “desacelerará as reduções globais de emissões, ao mesmo tempo em que falhará em fornecer algo parecido com a escala de fundos necessária no Sul Global”. A carta também alerta para a possibilidade do uso de offset dificultar a implementação de mecanismos de taxação sobre os setores mais intensivos em emissões.

O pano de fundo para essa argumentação é a crise enfrentada pela iniciativa Science Based Targets (SBTi). Considerada o “padrão-ouro” dos planos net-zero corporativos, a iniciativa experimentou uma rebelião de especialistas e funcionários depois de sinalizar mudanças nos critérios para o uso de créditos de carbono para compensar emissões de Escopo 3, que abrangem a cadeia de valor fora do alcance gerencial da empresa.

Na época, uma nota divulgada sem alarde sinalizava a possibilidade das empresas utilizarem créditos de carbono para compensar todas as suas emissões de Escopo 3. Feita sem qualquer discussão interna, a proposta causou irritação entre os funcionários da SBTi, que enxergaram nela uma flexibilização excessiva dos critérios net-zero. A direção da iniciativa voltou atrás, mas a tensão persiste dentro do setor.

“As empresas têm a responsabilidade de reduzir profunda e imediatamente sua própria pegada [de carbono], adotando medidas concretas para lidar com as emissões em suas cadeias de valor, em vez de simplesmente comprar créditos para não lidar com seus próprios problemas de emissões. A dificuldade de alcançar essas reduções massivas de emissões não pode justificar a abertura generalizada das portas para a contabilidade criativa e as distrações climáticas”, ressaltou a carta.

Bloomberg, Business Green, S&P Global e Wall Street Journal abordaram a notícia.

 

 

__________

ClimaInfo, 03 de julho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar