Vitória da extrema direita na França ameaça políticas climáticas e ambientais

2 de julho de 2024
eleições França 2024
Marine Le Pen @MLP_officiel

Há dúvidas quanto ao futuro dos pactos climáticos assinados pelo país que preveem que as grandes potências destinem recursos para a transição energética nos emergentes.

O avanço da extrema direita no Parlamento Europeu já havia deixado ativistas e especialistas climáticos com o pé atrás quanto ao futuro da política climática do continente. Agora, o 1º turno das eleições legislativas na França, que teve os radicais de direita como os grandes vencedores, aumenta essa apreensão.

A extrema direita se aproxima de assumir o governo francês pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. O partido vitorioso no 1º turno, a Reunião Nacional (RN), é comandado por Marine Le Pen e promete questionar o funcionamento do bloco. E a direita radical já alertou que, se sair vitoriosa no próximo domingo (7/7), quando ocorre o 2º turno das eleições, vai determinar quem será o comissário do país na nova Comissão Europeia, lembra Jamil Chade no UOL.

Há também dúvidas sobre o compromisso da extrema direita com os pactos climáticos assinados pela França e que preveem, pelo menos teoricamente, que as grandes potências destinem bilhões de euros para a transição energética nos emergentes. Tampouco fica claro qual seria o resultado nos projetos comuns do Brasil e França para a preservação da Floresta Amazônica.

A RN obteve 33% dos votos, o que permite projetar que conquiste entre 230 e 280 das 577 cadeiras da Assembleia Nacional, perto da maioria absoluta (289). Em segundo lugar ficou a Nova Frente Popular (NFP), coalizão de esquerda e extrema-esquerda, com 28% e, por ora, uma projeção de 150 a 180 cadeiras. Em terceiro, com 20%, ficou o bloco Juntos, que inclui o Renascimento, partido do presidente Emmanuel Macron, grande derrotado da eleição. A atual maioria governamental deve cair dos atuais 250 deputados para algo entre 60 e 100, pondo fim ao breve gabinete do primeiro-ministro Gabriel Attal, 35, no poder desde janeiro, detalha a Folha.

As eleições parlamentares na França foram repercutidas por diversos veículos, como CNN, Le Monde, France24 e Wall Street Journal.

 

 

__________

ClimaInfo, 02 de julho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar